Nosso colaborador, Hugo Manoel Bernardo Vieira, esteve nesta segunda-feira na cooperativa de reciclagem que recebeu o material coletado em nossa clube durante o Dia Mundial de Limpeza.
Foram entregues à cooperativa nove sacos. Cinco com resíduos coletados da marina e quatro com os retirados do deck do restaurante. No total 150 quilos de resíduos foram retirados da área do clube em apenas uma manhã.
Pneus, objetos de ferro, cordas, mangueiras, redes de pesca, demais materiais recicláveis e mesmo lixo comum foram encontrados pelas equipes na área do YCI.
O diretor de meio ambiente e sustentabilidade do YCI, Julio Cardoso, comenta que embora a ação tenha sido um sucesso do ponto de vista da limpeza, em si, é preciso reduzir a produção de resíduos e, principalmente evitar, a todo custo que estes cheguem ao mar:
“A ação mobilizou muitos voluntários em Ilhabela e aqui no clube. Colaboradores, sócios e, em especial, os mergulhadores voluntários da Sea Shepherd Brasil-Guardiões do Mar, que atuaram na limpeza da nossa marina.
Não dá para comemorar o fato de termos recolhido 150 quilos de lixo aqui de nosso clube e isso apenas na area da marina mais próxima do Pier dos Pescadores.
É preciso tomar atitudes praticas para diminuir a produção de resíduos (como já fizemos na questão canudinhos e descartáveis) e principalmente, impedir que estes materiais cheguem ao mar e isso precisa ser uma decisão de cada um.
Cada sócio, cada comandante de embarcação precisa zelar pela correta destinação dos resíduos produzidos no seu barco e incentivar que seus marinheiros adotem a mesma postura”, completa Julio Cardoso.
Vale lembrar que o YCI já tomou a iniciativa de extinguir o uso de canudos e utensílios descartáveis plásticos em suas instalações e vale o convite para que todos, sócios, convidados, marinheiros, prestadores de serviço e a comunidade em geral, adotem as mesmas medidas.