Regata de longo percurso começou sob chuva e ventos fortes

A maior regata das que compõem a Ilhabela Sailing conhecida como Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, começou por volta do meio dia deste sábado, dia 04 de julho, quando os cerca de 140 embarcações inscritas começaram a largar rumo às ilhas de Alcatrazes (para os barcos maiores), e Toque Toque, para os menores.

O tempo permaneceu chuvoso e com ventos de forte intensidade durante toda a regata, o que colocou à prova as tripulações.  Muitas equipes acabaram por desistir de completar o percurso e, mesmo aqueles que continuaram, enfrentaram fortes rajadas e ondas altas em mar aberto,

A regata para os veleiros menores, os que fizeram o percurso até a ilha de Toque Toque, teve os primeiros colocados chegando ao final da tarde de sábado e na classe C30, foi o Caballo Loco quem concluiu o percurso em primeiro lugar. Na HPE 25, o Ginga cruzou a linha na primeira colocação, posição que o Tahiti Nui conquistou na nova classe HPE 30.

O veleiro Camiranga foi o primeiro colocado dentre as equipes que contornaram o arquipélago de Alcatrazes, inclusive estabelecendo o novo recorde da competição.

As demais equipes corajosamente entraram noite adentro encarando o frio, vento e ondas fortes para cumprir a primeira regata da ISW 2015.

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Inaê Transbrasa vence a 1ª regata da ISW 2015 na RGS

A regata Alcatrazes por Boreste, realizada neste sábado, 4 de julho, competição disputada sob duras condições climáticas, teve como vencedor, na classe RGS, um veleiro do YCI, o Inaê Transbrasa, de nosso associado Bayard Umbuzeiro Neto.

O Inaê cruzou a linha de chegada às 21:39’37”, estabelecendo novo record para a prova, com um tempo total de 9:34’37”.

Amanhã, segunda-feira, começam as regatas para as classes C30, que disputam, até terça-feira, o Campeonato Brasileiro da Classe.

Na quarta-feira recomeçam as regatas para todas as classes participantes da ISW 2015.

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Jantar em homenagem à Marinha abre a ISW 2015

Vice-Almirante Lima Filho e o comodoro José Yunes. Foto Aline Bassi.

A 42ª edição do Rolex Ilhabela Sailing Week começou, oficialmente, com a cerimônia oficial de abertura, realizada na Vila, seguida do jantar em homenagem à Marinha do Brasil, realizado no hotel Real Villa Bela, na noite de sexta-feira.

Com a presença do comodoro do YCI, José Yunes, o vice-comodoro, Sergio Canestrelli, o presidente do conselho deliberativo, Marco Fanucchi e o diretor de meio ambientes, Julio Cardoso, o clube prestou homenagens  à Marinha, representada pelo Vice Almirante Wilson

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Associados prestigiam Marinha em recepção na Fragata Greenhalgh

A Marinha do Brasil é tradicional apoiadora da Ilhabela Sailing Week e nesta 42ª edição disponibilizou o apoio de um helicóptero, um navio patrulha e a fragata Greenhalgh, na qual aconteceu uma recepção a convidados e associados.

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RGS Cruiser e Bico de Proa

Barcos tripulados por amigos e familiares garantem a festa durante as regatas e a confraternização no Yacht Club de Ilhabela

Ao mesmo tempo em que barcos de ponta tripulados por medalhistas olímpicos e pan-americanos elevam o nível das regatas na Ilhabela Sailing Week, equipes são formadas por amigos e familiares com o objetivo de disputar a principal competição de vela oceânica da América Latina com seriedade, porém, sem a formalidade das regras mais exigentes. Assim costuma ser o comportamento nas classes RGS Cruiser e Bico de Proa, que garantem divertimento na água e a festa após as regatas no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

A RGS Cruiser tem mantido a tradição ao longo dos anos, mas a Bico de Proa é uma das novidades da 42ª edição, entre 3 e 11 de julho. A classe retorna ao programa após intervalo de uma década. “São classes destinadas aos iniciantes em regatas de oceano. Para o pessoal que deseja ter o gostinho de uma competição, velejando ao lado de amigos e familiares”, afirma o diretor de Vela do YCI, Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu.

O estreitamento da parceria entre a Prefeitura Municipal e o YCI também favorece ambas as classes. “Neste ano, a Vila (centro histórico de Ilhabela) estará ainda mais disponível aos velejadores para as festividades do evento. Vamos reviver o lado mais informal e lúdico das semanas de vela do passado. Tenho saudade do tempo que tinha gente tocando sax no convés enquanto esperava pela largada. Queremos que o pessoal que geralmente não tem oportunidade de competir possa tomar gosto pelo nosso esporte. Haverá raias mais adaptadas a essas tripulações, além das tradicionais de alta performance”, avisa Kalu.

Diversão e desempenho – Muitas vezes, correr nas classes Cruiser ou Bico de Proa não significa que o desempenho estará comprometido. O veleiro Jambock, de Ubatuba (SP), venceu em maio, na Cruiser, a segunda etapa da Copa Swift Sport, o Circuito Ilhabela de oceano, e correrá a Ilhabela Sailing como Bico de Proa. “Vejo com muito bons olhos a volta da Bico de Proa a Ilhabela. Sempre que possível competi na classe porque acredito ser o reduto da esportividade amadora na vela de oceano. Lembro de ótimas disputas, inclusive com alto nível técnico, além de muitos exemplos de solidariedade”, revela Marco Antonio Aleixo, um dos quatro comandantes do Jambock, que se revezam a cada competição.

“Acredito que uma classe sem regras complexas é o que precisamos para divulgar e motivar novos praticantes para o nosso esporte. Com o perdão do trocadilho, se a Bico de Proa não forja campeões, forma opiniões. Estou satisfeito em ver vários ‘biqueiros’ de antigamente inscritos neste ano. Costumava brincar Paulão Lima, do barco Bordel: a Bico, unida, jamais será vencida”, completa Marco Antonio.

Estreante espera vento forte – Na contagem regressiva para o início da Ilhabela Sailing Week na sexta-feira (3/7), com os treinos finais, é natural que aumente a expectativa das tripulações, principalmente diante de um evento com dimensões internacionais. “Estou ansioso para competir em Ilhabela. Nosso barco é de aço, pesa 15 toneladas e teremos de superar as dificuldades nas regatas barla-sota (percurso formado por duas boias). Contamos com vento forte para a regata de abertura, Alcatrazes – Marinha do Brasil. A disputa na classe Cruiser será interessante”, assegura Flávio Farkouh, comandante do Pimenta IV, embarcação de Ilhabela.

Também locado na Capital Nacional da Vela, o Viveree será outro barco debutante na Ilhabela Sailing Week. “É muito bacana a volta da Bico de Proa. Hoje, existem muitas embarcações cruzeiristas. As fórmulas do rating acabam assustando quem quer apenas praticar o esporte e se divertir. A Bico de Proa é uma classe de cavalheiros”, considera Atanawe Boechat, timoneiro do Viveree, um Dufour 410, às vésperas da estreia nas raias de Ilhabela. A tripulação do Ventania também vive a expectativa da estreia.”Será um prazer velejar com filhos, irmãos e amigos. Nossa participação será em homenagem ao saudoso professor Mesquita, sempre muito zeloso com o belíssimo Ventania”, dedica o comandante Roberto Cláudio.

Luta pelo segundo título – O barco Helios, um Delta 32 versão cruzeiro, está entre os mais assíduos das regatas disputadas no Canal de São Sebastião. Correndo na classe Cruiser, o objetivo da tripulação é buscar o segundo título em quatro anos. “Para nós velejadores de São Paulo, a Ilhabela Sailing Week é o evento que aguardamos durante um ano, pela organização profissional e Comissão de Regatas de alto nível. Trata-se da maior regata da América do Sul, reunindo expoentes da vela de oceano. O local também é impar. Ilhabela possui beleza natural, água limpa, gente bonita, além de bons ventos”, relata Marcos Gama Lobo, comandante do Helios. “Fomos campeões da classe em 2012 e estamos preparados para este ano”, conclui.

As participações das flotilhas de Cruiser e Bico de Proa não ficam restritas ao litoral paulista. Há barcos que vêm de outros estados como o Puro Malte, do Rio de Janeiro. “A classe Bico de Proa é perfeita para barcos de cruzeiro que não sejam de alta performance, não possuam certificado de medição válido e que seus tripulantes desejem participar de um belíssimo encontro de veleiros”, resume o comandante Paulo Figueiredo Ferraz Jr. O também Bico de Proa, Sereno, está vindo de Paraty (RJ). “Irei a Ilhabela por curiosidade, quero ver de perto as diversas classes de barcos, as chamadas ‘máquinas de regata’. Espero ver um belo desfile e participar do espetáculo”, deseja o comandante Sérgio Senra Garcia.

Inscrições abertas até esta quarta-feira – As inscrições seguem abertas até esta quarta-feira (1º de julho) e devem ser feitas pelo site: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/. A abertura do evento será em 3 de julho, simultânea à Semana de Monotipos, e as regatas de oceano serão disputadas entre os dias 4 e 11, com sede no YCI. Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30.

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time. As Lojas Regatta Yachts apoiam o evento com a cessão de um bote G 600 com 175 hp.

Site e fan page estão no ar – A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.

Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw

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I Rallye de Motos Aquáticas do YCI

Realizado no último sábado, 24 de janeiro, o I Rallye de Motos Aquáticas do YCI contou com a participação de 7 jets e, com o seu caráter inovador, despertou o entusiasmo dos participantes que tiveram um desafio à navegação em um dia de condições ideais de mar.

A prova foi disputada nos mesmos moldes do tradicional Rallye Náutico do YCI. Os competidores receberam, na noite anterior, uma planilha que indicava os pontos geográficos dentro do Canal de São Sebastião pelos quais os deveriam obrigatoriamente passar.

Mas não bastava apenas navegar pelas coordenadas indicadas, era preciso fazer isso em um tempo igualmente determinado pela organização. Ou seja, navegar entre um ponto e outro no tempo exato previsto.

Para uma moto aquática, um desafio e tanto, já que é muito mais difícil para os tripulantes, ou tripulante, pois houve quem fez a prova sozinho, controlar todas as variáveis: rumo, tempo, aceleração velocidade constante…

E vale lembrar que para cada segundo de diferença em relação ao tempo ideal estabelecido pelos organizadores, em cada “PC” (ponto de cronometragem), durante o trajeto, o competidor acumulava um ponto.

Venceu a competição quem acumulou o menor número de pontos.

Em breve, aqui em nosso site, você terá a planilha completa de pontuação dos competidores, bem como as fotos do evento.

O I Rallye de Motos Aquáticas do YCI teve organização do YCI e da Argonauta Escola Náutica, apoio da Marinha do Brasil, que disponibilizou 5 embarcações para garantir a segurança no Canal e patrocínio da Mormaii, que deu apoio aos participantes e os prêmios aos vencedores, entregues na festa de comemoração dos 59 anos do YCI, realizada na noite de sábado.

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VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors

A sexta-feira que precedeu a realização do VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors, prenunciava uma competição difícil, já que ondas de até 2 m e muita chuva estavam previstas para a tarde da competição. Tanto que a organização cogitou a hipótese de realizar o Rallye apenas dentro das águas abrigadas do Canal de São Sebastião.

Mas, ao contrário do previsto, o belo dia de sábado, 24 de janeiro, levou para longe as previsões de tempo ruim e, como esperado, a competição aconteceu mesmo entre a sede do YCI e sua subsede do Saco do Sombrio, um local privilegido, em meio à Mata Atlântica no lado voltado ao mar aberto, em Ilhabela.

Já na noite de sexta-feira o Clube realizou um coquetel para confraternização e para passar aos competidores às instruções do Rallye.

Basicamente a competição consiste em em  “um passeio de regularidade”, ou seja, o obejtivo não é forçar nenhuma embarcação ou equipe aos seus limites, mas sim colocar à prova os conhecimentos de navegação de forma confortável.

As regras da competição são relativamente simples. Os competidores precisam navegar entre as sedes do clube, cumprindo uma rota pré-estabelecida, em um tempo igualmente determinado pela organização, aproximadamente 1h10.

Neste trajeto são colocados PCs (pontos de cronometragem) virtuais. Explicando: cada embarcação foi equipada com dois gps fornecidos pela organização, que registravam todo o percurso feito. Como todos tinham a planilha de navegação, sabiam em que momento exato deveriam atingir os pontos traçados na rota.

Os gps marcavam a hora exata que as embarcações passavam pelos pontos de cronometragem e assim a organização teve condições de aferir a precisção dos competidores.

Para cada segundo atrasado ou adiantado, em relação ao tempo ideal, a embarcação somava 1 ponto. Venceria a competição aquele que acumulasse a menor quantidade de pontos.

O Rallye teve cronometragem apenas na rota de ida até a subsede do Saco do Sombrio, para que os participantes pudessem aproveitar o brunch organizado no local e mais uma vez comemorar o sucesso da edição 2015 da competição.

A premiação ocorreu na festa de aniversário do clube, realizada na noite de sábado.

Em breve você poderá acessar aqui os resultados completos do VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors.

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Faça sua inscrição nos Rallyes Náuticos do YCI

Já estão disponíveis as fichas de inscrição, regulamentos e termos de responsabilidade para o VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors e para o I Rallye de Motos Aquáticas do YCI:

 

 VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors  I Rallye de Motos Aquáticas do YCI

Para se inscrever, basta fazer o download dos documentos, preencher os dados dos participantes e levar às secretarias de São Paulo, se desejar, ou de Ilhabela, recolhendo os valores respectivos no ato da inscrição.

Vale lembrar que os eventos esportivos dão direito à participar da festa de aniversário de 59 anos do YCI, que acontece na noite de 24 de janeiro.

Confira abaixo a programação das atividades do próximo final de semana:

VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors e I Rallye de Motos Aquáticas

  • 24 de janeiro de 2014
  • Inscrições a partir de 19 de janeiro, por meio do site www.yci.com.br.

Jantar de aniversário e premiação da Copa Kia Motors

  • 24 de janeiro, a partir das 20h30.

Valores

 Atividade  Valor Associado  Valor Convidado
I Rallye de Motos Aquáticas +Jantar de aniversário R$ 150,00 R$ 150,00
VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia +Jantar de aniversário R$ 150,00 R$ 150,00
Rallye de Motos Aquáticas + VIII RallyeNáutico YCI – Copa Kia + Jantar de aniversário R$ 200,00 R$ 200,00
Apenas Brunch no Sombrio R$ 80,00 R$ 100,00
Apenas Jantar de Aniversário R$ 100,00 R$ 120,00
  • Crianças de até 12 anos não pagam e entre 12 e 16 anos pagam 50% dos valores respectivos para cada atividade.
  • É vetada a participação de crianças menores de 16 anos no Rallye de Motos Aquáticas.

Programação das atividades

23 de janeiro a partir das 19h00 Inscrições e entrega de kits
21h00 Coquetel de confraternização e instruções dos Rallyes
a partir das 8h30 Entrega dos GPS aos participantes do Rallye de Motos Aquáticas
24 de janeiro 9h30 Largada do I Rallye de Motos Aquáticas
a partir das 9h30 Entrega dos GPS, planilhas e adesivos das embarcações participantes do Rallye Náutico
12h00 Largada do Rallye Náutico
13h00 Coquetel na Subsede do Saco do Sombrio. Inauguração de novo mobiliário.
20h30 Coquetel e jantar de aniversário
21h30 Premiação da Copa Kia Motors eRallye de Motos Aquáticas
25 de janeiro 11h00 Coquetel e Brunch no American Bar marcam o início das obras da nova sede social

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RallyeYCI Copa Kia Motors: Dudu Loco vence a competição

A 7ª edição do Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors aconteceu neste sábado, 25 de janeiro, com a participação de 30 embarcações.

O Rallye Náutico é uma competição de regularidade, na qual os comandantes colocam à prova os seus conhecimentos de navegação, pois precisam cumprir um roteiro pré-determinado pela organização do evento em tempo igualmente determinado.

Apesar da obrigação de cumprirem uma prova com tempo e rota obrigatórios, o intuito do evento é promover a integração náutica e, por esta razão, nenhuma embarcação precisou navegar em condições limites.

Ao contrário, as médias de velocidade entre os “PCs” (ponto de controle), ficou em torno de 15 nós, uma velocidade confortável de navegação.

A orgnização da competição estabeleceu uma rota que, partindo da sede do Yacht Club de Ilhabela, no Canal de São Sebastião chegava à sub-sede do clube no Saco do Sombrio, uma enseada paradisíaca no  lado de Ilhabela voltado ao mar aberto.

Nesta rota foram estabelecidas as coordenadas de 25 pontos de controle. Cada embarcação deveria passar pelas coordenadas em um tempo previamente determinado. Para cada segundo  que a embarcação passava adiantada, ou atrasada, em relação ao seu tempo, 1 ponto era somado ao tempo ideal da prova.

Assim, ganharia quem acumulasse menos pontos, ou a situação ideal, não acumulasse nenhum.

A primeira colocação da prova ficou com a embarcação Dudu Loco, de Luiz Claudio Prado Volpe, que somou apenas 34 pontos, ou seja, ao longo do trajeto, teve uma diferença acumulada de 34 segundos em relação ao seu tempo ideal.

Acumulando 48 pontos, a segunda colocação ficou com a embarcação Shamu, de Alexandre Mantovani, que foi seguida da equipe da Taiberon, de Luis Roberto B.S. Ferreira.

Na sequência, ocuparam a quarta e quinta colocações, respectivamente com 104 e 122 pontos, as equipes das lanchas Maracangalha, de Gustavo oliva e Barbarossa, de Frederico Loureiro.

Nesta edição deste ano do Rallye Náutico YCI – Copa Ki Motors, os competidores tiveram mais tempo para aproveitar o brunch na Sub-Sede do Saco do Sombrio, uma vez que a competição, em si, terminou na subsede, com a entrega dos GPSs e dos vale-cestas básicas que as equipes doaram à comunidade caiçara que reside no local.

Depois da confraternização, já ao final da tarde, todos tomaram o rumo de volta ao YCI para se preparar para a premiação que aconteceu durante a festa de aniversário dos 58 anos do clube.

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Caixas náuticas estão disponíveis para aquisição

Sempre pensando na comodidade e praticidade de nossos associados, o Yacht Club de Ilhabela realizou uma pesquisa de fornecedores para produção de caixas especiais para guarda de material náutico aos proprietários de embarcações.

Após criteriosa análise a diretoria determinou as características das caixas, de acordo com o tamanho das vagas e, ainda, com a intenção de facilitar a aquisição por parte dos associados interessados, o Yacht Club de Ilhabela fará a gestão de fabricação e entrega das caixas.

São dois os modelos escolhidos:

Para vagas tamanho III até V Para vagas tamanho VI a IX
Comprimento: 1,54 m
Profundidade: 0,56 m
Altura: 0,66 m
Capacidade: 0,56 m3
Seu valor é de R$ 1.750,00
mais frete de R$ 300,00
Comprimento: 2,80 m
Profundidade: 0,56 m
Altura: 0,66 m
Capacidade: 0,1,03 m3
Seu valor é de R$ 3.200,00
mais frete de R$ 525,00

Os interessados na aquisição das referidas caixas podem entrar em contato com a secretaria náutica, com Jucilene nautica@yci.com.br  (12) 3896-2300,  para realização de seu pedido.

Atenciosamente

Yacht Club de Ilhabela

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