Copa Suzuki prosseguiu nesse sábado com equilíbrio na C30 e HPE e lideranças folgadas na RGS e IRC

Mais duas regatas, para todas as classes, foram realizadas hoje, dando início à fase final da 2ª etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela, em um sábado ensolarado de ventos fracos.

O dia começou com um vento sul não passando muito dos 8 nós, o que motivou a Comissão de Regatas a montar uma raia do tipo barla/sota, bem no meio do Canal de São Sebastião.

Tudo certo com esta primeira regata, que terminou em pouco mais de uma hora, fato que animou as equipes para a segunda regata do dia.
Não muito depois da primeira perna o vento já dava sinais de enfraquecer, o que não demorou a ocorre e trouxe um desafio maior ao velejadores que, no final de semana passado, haviam encarado ventos acima dos 25 nós em alguns momentos.

Como, de fato, o vento foi ficando cada vez mais fraco a Comissão de Regatas optou por encurtar em uma perna a segunda regata do dia.

Equilíbrio na HPE25 e C30

Com cinco regatas realizadas para as classes C30 e HPE25, e com a indrodução do descarte do pior resultado, os favoritos começam a aparecer. Bom, mais ou menos, porque o Caballo Loco, de Mauro Dottori, líder da C30, acumula 8 pontos nas cinco regatas, o Kaikias/Via Italia, de Eduardo Mangabeira e o Loyalty, de Alexandre Leal, somam 10. Apesar da vantagem, dependendo da quantidade de regatas de amanhã e considerando o equilíbrio da classe, tudo pode acontecer!

Na HPE 25 a situação não é muito diferente e o campeão só vai ser mesmo conhecido amanhã.

O Conquest/Ecom, de Marco Hidalgo, assumiu a liderança, ao vencer a última regata de hoje, mas soma os mesmos 10 pontos do Cabron, de Demians Pons. E o Ginga, de Breno Chvaicer, com 12, ainda não pode ser considerado fora da disputa. Ou seja, o “pega” nas regatas deste domingo promete ser bom!

Situação mais tranquila na RGS e IRC

Se nas duas classes anteriores os campeões estão indefinidos, na RGS A as coisas estão bastante favoráveis para o Zeus, de Paulo F. Moura, que venceu todas as três regatas da classe e soma 3 pontos. O segundo colocado, o KaMua de José L. Ortega, tem 7, enquanto o Kameha Meha, de Átila Bohm, que disputou apenas a regata de hoje, soma 12.

Na RGS C, o Comanda, de Emmanuel Nascimento, também lidera folgado.

Com três vitórias em três regatas, soma, claro, 3 pontos, enquanto o Brazuca, de Rubens Bueno, com dois segundo-lugares e um terceiro, vem na segunda colocação, coma sete pontos.

Finalmente, o Triton, de Ricardo Zamboni, estreou na regata de hoje, conseguindo um segundo lugar, o que o deixa na terceira colocação geral, com 14 pontos.

A Classe IRC tem a liderança folgada do Rudá/Blue Seal, que venceu três das quatro regatas até agora disputadas e acumula 5 pontos. O Xamã, de Flavio Farkouh, o segundo colocado, soma 11 pontos. O terceiro, com 18 pontos, é o O Inaê/Transbrasa, de Bayard Umbuzeiro Neto.

E teve cerveja

Como esta etapa da Copa Suzuki está acontecendo sob um rígido protocolo de segurança e distanciamento social, a tradicional canoa de cerveja pós-regata não aconteceu… em terra. Porque na água cada equipe pegou o seu kit de Heineken bem gelada na embarcação da CR para comemorar, com toda responsabilidade, mais um belo dia de regatas.

A segunda etapa da XX Copa Suzuki termina amanhã. A competição tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio master da Suzuki Veículos e apoios Prefeitura Municipal de Ilhabela, Control Service, North Sails, Band FM, Programa Muito+, Balaio de Ideias, Revista Ancoradouro, ABVO e FEVESP.

Veja as fotos aqui

Link permanente para este artigo: https://www.yci.com.br/copa-suzuki-prosseguiu-nesse-sabado-e-com-equilibrio-na-c30-e-hpe-e-liderancas-folgadas-na-rgs-e-irc/