A Copa Suzuki, XVI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, prosseguiu neste tarde ensolarada de sábado no extremo norte do Canal de São Sebastião. Ventos constantes na casa de 12 a 14 nós permitiram a realização de mais três regatas para as classes HPE e C30 e duas para a RGS e Bico de proa.
As posições nesta primeira etapa do campeonato começam a se definir. Com 11 pontos acumulados o Ginga, de Breno Chvaicer, está praticamente com as medalhas de primeiro lugar garantidas. A briga fica por conta da definição da segunda e terceira colocações.
O Atrevido-Moro, de Fabio Bocciarelli, tem hoje 17 pontos, contra 20, do Fit to Fly, de Eduardo Mangabeira. Três pontos definirão as colocações amanhã. Lembrando que os resultados já consideram o descarte dos pontos da pior colocação de cada um.
Na C30 o Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, tem certa folga, pois acumula 13 pontos nas oito regatas disputadas até agora. De novo três pontos separam o líder dos segundo colocados. Empatados com 16 pontos estão o Barracuda, de Humberto Diniz e o Caballo Loco, de Mauro Dottori. Embora favorito neste momento,não dá para dizer exatamente que o Caiçara já ganhou. Está perto, mas a disputa será boa amanhã dependendo de quantas regatas forem realizadas.
Praticamente definida está a classe Bico de Proa.Com duas vitórias na tarde de hoje o H2Orça, de Hilpert Zamith, superou o Cambada, de Luiz Fernando Giovannini, que não participou das regatas. Ainda que volte à raia para as regatas de domingo, são pequenas as chances de reconquistar a liderança e “tomar” o primeiro lugar do H2Orça.
Na RGS, embora tenham sido realizadas duas regatas hoje, apenas uma entra na contagem da pontuação geral, pois a segunda teve largadas separadas por divisões da classe. Assim, na geral, o Fram, de Felipe Aidar, confirma o favoritismo, mas terminando o dia com apenas um ponto à frente do Asbar II, de Sergio Klepacz, a disputa pelo primeiro lugar vai ficar mesmo para a regata deste domingo.
Em terceiro, o Inaê-Transbrasa, de Bayard Umbuzeiro, com com 11 pontos acumulados.
Com a decisão da Comissão de Regatas de separar a largada para as classes RGS A, B, C na última regata, estas divisões tem hoje as seguintes colocações:
RGS A – 1º Fram, 2º Inaê-Transbrasa, 3º Jazz
RGS B – 1º Asbar II, 2º My Boy, 3º Helios II
RGS C – 1º Mystic, 2º Sextante I, 3º Colin
Amanhã, domingo, após as regatas decisivas, a premiação desta primeira etapa da Copa Suzuki acontecerá junto com a inauguração da Escola de Vela de Ilhabela, com a presença de Lars Grael.
A Copa Suzuki Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem o patrocínio da Suzuki Veículos, copatrocínio da B&G Instrumentos Náuticos, apoio da NorthSails, Revista Mariner, Revista Ancoradouro, Rádio Antena 1, Balaio de Ideias Fotografia e Comunicação e Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Nos links acima é possível acessar a galeria de fotos, bem como a página de informações e o Facebook oficial da competição.