Comodoria divulga balanço da gestão

YACHT CLUB DE ILHABELA
Gestão 2018-2020
Comodoro: José Luiz Gandini
Vice-comodoro: Mario Sergio Gonçalves

Prezados associados,
Tem este comunicado a finalidade de fazer um balanço da nossa gestão frente à Comodoria do Yacht Club de Ilhabela, que completa agora nove meses de atividades, pois fomos empossados no dia 16 de maio de 2018.

Eu e nossa diretoria, assim que eleitos, nos reunimos e decidimos as prioridades para nossa gestão:

1) Realizar um trabalho totalmente transparente, informando nossos associados sobre tudo o que vem acontecendo em nossa administração.

2) Acompanhamento total de nosso fluxo financeiro, sempre lembrando nossa diretoria que esse dinheiro é dos associados do Yacht Club de Ilhabela, exigindo acompanhamento do diretor da área e três orçamentos para cada compra.

3) Como prioridade, finalizar de maneira mais rápida possível as obras da piscina. Assim, naquela época, agendamos a data de 15 de novembro de 2018 para sua entrega aos associados – e assim foi feito.

4) Iniciar pedidos aos órgãos competentes para construção do quebra-mar da marina, pois a nossa está se deteriorando rapidamente e gerando um custo de manutenção mensal excessivo.

5) Atualização do estatuto social do clube. Para isso, foi formada uma comissão para sugestão de alterações, porém, com três itens básicos: a) fim da reeleição da Comodoria; b) eleição de chapa única Comodoria e Vice-comodoria; c) permissão da participação do presidente do Conselho na disputa pela Comodoria do clube, desde que ele deixe o seu atual cargo. Esta comissão deve finalizar seu trabalho agora no mês de março e, após apresentação e aprovação do Conselho, deverá ser convocada a assembleia para votação das alterações.

6) Manutenção de eventos esportivos como a Semana da Vela, entre outros, dando ênfase total ao esporte no clube, porém, exigindo mínimo de investimento de recursos, através de redução de custos e busca de patrocínios.

7) Realização de festas como a de Réveillon, entre outras, sem investimentos por parte do clube. Assim foi feito: nosso Réveillon 2019 foi o primeiro efetuado com resultados positivos, com pouco mais de R$ 23.000,00 de superávit, pois não achamos justo os sócios que decidiram pela não participação no evento arcar com os eventuais prejuízos gerados nos eventos.

8) Fortalecer o convívio social e os laços de amizade entre os associados. Para isso, criamos o “SUNSET LOUNGE”, realizado aos sábados (durante o período de temporada) e aos feriados.

9) Definição de uso para nosso salão de eventos. A intenção básica é que, além das festas do clube, o espaço possa ser disponibilizado para aluguel para eventos particulares. Porém, após análise feita na festa de Réveillon, foi detectado que nosso salão não atende às normas da Prefeitura de Ilhabela quanto ao limite de decibéis permitido pela lei municipal. Este problema será levado para a próxima reunião do Conselho, para decisão de como devemos proceder em relação ao assunto.

10) Acompanhamento de todas as pendências da área jurídica do nosso clube. Sempre imaginei ser uma área tranquila, porém existem inúmeros problemas que estão sobrecarregando a nossa diretoria jurídica. Sem entrar em muitos detalhes, pois a lista é muito grande, dou como exemplo o atual AVCB do clube, que não abrange as edificações do flat e do refeitório. Este processo já está em andamento junto ao Corpo de Bombeiros.

Após a inauguração da nova piscina, sentimos outra necessidade urgente, a qual também devemos ouvir a opinião do nosso conselho: nosso clube está sendo invadido por convidados. Digo isso porque, na minha opinião e de nossa diretoria, “convidado” seria o termo correto a ser utilizado para identificar pessoas acompanhadas dos sócios, e não pessoas que entram no YCI sem qualquer custo de DAY USE, utilizando o clube “emprestado a ele” por algum sócio que muitas vezes nem é frequentador assíduo.

O mesmo ocorre na nossa Travessia São Sebastião – Ilhabela, onde transportamos pessoas desacompanhados de sócios, mas que se dizem convidados, tirando lugares de travessia dos próprios associados.

Enfim, meus amigos, estamos trabalhando arduamente para que nossa gestão seja feita de acordo com os anseios dos associados do YCI. Aproveito a iniciativa do nosso presidente do Conselho, que encaminhou aos associados uma pesquisa sobre nossa gestão, para ser respondida até a data de 24 de fevereiro, para que possamos utilizar essas informações para melhorar nossa gestão.

Em anexo, encaminho um breve relato de cada diretoria com suas principais atividades já executadas pela nossa gestão, bem como os procedimentos que ainda serão cumpridos nos próximos meses.

Me coloco sempre à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos, por meio do e-mail comodoria@yci.com.br.

Atenciosamente,
José Luiz Gandini
Comodoro

Diretoria – Náutico (Mario Sergio Gonçalves)

• Aquisição de 3 GPS para as lanchas de travessia;
• Aquisição de salva-vidas e boias circulares novas para as 3 lanchas de travessia;
• Toca da iluminação externa das 3 lanchas de travessia;
• Aquisição de um casco usado BRM, aquisição de um motor Yanmar reforma geral do casco, pintura, instalação do motor, instalação elétrica, capota e estofamento, para utilização em nossas travessias;
• Troca da capota das embarcações Vento do Padre e Baepi (colocando as 03 lanchas no padrão azul);
• Aquisição de 2 motores de popa Yamaha para os botes amarelos de fundo rígido;
• Reforma de 3 botes de fundo rígido da Marina, do bote da Subsede de São Sebastião e do bote da Subsede do Sombrio;
• Reforma geral do bote de trabalho Sudoeste;
• Reforma geral do bote de trabalho Noroeste;
• Reforma do motor e gerador da Subsede do Sombrio;
• Instalações de luminárias com placa solar no quebra mar e no desembarque das lanchas de travessia na Marina do YCI;
• Instalação de luminárias com placa solar no desembarque da Subsede de São Sebastião e Sombrio;
• Instalação de rede de proteção na passarela de acesso à Marina do YCI;
• Criação de um espaço na Marina para atracação de embarque e desembarque de deficientes físicos;
• Placas na Marina organizando a velocidade do deslocamento das embarcações e cuidado com a vida marinha;
• Pintura de faixas no piso dos flutuantes da Marina para melhor segurança do deslocamento dos usuários;
• Implantação de 5 boias para embarcações acima de 50 pés na Subsede do Sombrio.

Diretoria – Sustentabilidade e Meio Ambiente (José Julio Cardoso de Lucena)

• Implantação de Programa de Monitoramento / Análises semestrais da condição da Água e Sedimentos no entorno da Marina do YCI, de acordo com as condicionantes de nossa Licença Ambiental de funcionamento da Marina do YCI;
• Continuação do Projeto Marina Viva, em parceria com o Cebimar-USP e a Universidade Federal do ABC, para estudos e pesquisas científicas baseadas na fauna (peixes e crustáceos) de nossa Marina;
• Ações educativas junto aos sócios navegadores sobre os cuidados a serem tomados para evitar danos à fauna na navegação no entorno de nossa Marina;
• Participação do YCI no Dia Mundial de Limpeza do Mar e Praias, coordenando os esforços em toda a Ilhabela.

Diretoria – Financeiro e Administrativo (Paulo Eduardo D’Ávila Isola)

• Controle de compras através de sistema operacional com 03 cotações e acompanhamento dos estoques;
• Renegociação com redução das tarifas de cartão de crédito e débito;
• Apresentação do resultado Orçado x Realizado para os sócios, através de publicação no site com objetivo de transparência na gestão;
• Treinamento em sistema Excel (planilhas) para os funcionários das áreas administrativas;
• Melhoria na administração dos recursos financeiros disponíveis, com aumento da rentabilidade;
• Controle efetivo das cobranças mensais, com redução da inadimplência;
• Exigência de notas fiscais para os fornecedores do YCI.

Diretoria – Obras e Manutenção (Giancarlo Baglioni)

• Finalização das obras da piscina;
• Recuperação das lajes alveolares do páreo para garagem das lanchas;
• Cobertura dos equipamentos do salão de eventos;
• Substituição caldeira de aquecimento dos banhos.

Diretoria – Vela (Mario Piccolotto Dottori)

Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 (SVI):

• É o principal campeonato da vela oceânica do Brasil e um dos maiores da América do Sul.
• Em 2018, a SVI foi estruturada, resultando num caderno de documentos e procedimentos do evento, possibilitando transmitir o conhecimento aos futuros gestores de forma sistemática e metódica.
• Para 2019, o nome foi alterado para Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
• Atualmente está em curso a preparação do evento deste ano, a acontecer entre 13 e 20 de julho.
• O foco no momento está em conseguir patrocínio para o evento, aprimorando a qualidade e, na medida possível, ampliando o número de participantes e captando para o YCI os benefícios intangíveis da imagem do evento para o clube, além de diminuir ao mínimo os recursos do YCI a serem destinados a SIVI.
• Pretende-se estabelecer um convênio legal com a Prefeitura de Ilhabela, selando a parceria com a mesma e, ao mesmo tempo, definindo-se claramente as responsabilidades de cada uma das partes.
À Prefeitura, além de todos os eventos hoje denominados “Race Village”, cabe o suporte de praticamente todo o evento náutico propriamente dito (embarcações, tripulações, maioria dos juízes etc), bem como premiação, kit velejadores e todo o marketing que não o interno ao YCI .
Ao YCI cabe: a organização do evento propriamente dito, preparar e ceder sua estrutura física para inscrição e recebimento dos competidores (incluindo-se o preparo do restaurante, espaço para os velejadores e espaço para os sócios, segurança etc), organização das regatas (toda a parte técnica, calendário das regatas etc), organização do tradicional jantar para a Marinha, atrativos no YCI para os velejadores (canoas de cervejas, shows, DJ etc), estrutura comercial do evento, divulgação para os velejadores, organização da premiação e demais atividades.
• Lembrando que esse é um evento de grande porte, com orçamento total na ordem de R$ 800.000,00, dos quais o YCI administra diretamente cerca de R$ 400.000,00.
Copa Suzuki:
• Também conhecida como Copa Ilhabela, é o principal campeonato da vela oceânica de Ilhabela e região.
• Esse evento acontece em 4 fases, cada uma com 2 finais de semana, sendo a primeira fase em março, a segunda em junho (também conhecida como “Warm Up” da SIVI), a terceira em setembro e a quarta fase no último final de semana de novembro e no primeiro final de semana de dezembro.
• A PMI também está buscando parceira para esse evento, de modo a incrementar a premiação e, consequentemente, o número de participantes.
Demais atividades:
• Escolinha de vela, cuja gestão está recebendo ajuda da Diretoria Jurídica.
• Regatas esporádicas (aniversário do clube, por exemplo).
• Recebimento de velejadores e personalidades da vela no YCI 

Diretoria – Sede (Tácito Barbosa Coelho Monteiro Filho)

Travessia
• Melhor controle das travessias de passageiros SSB-Ilhabela-SSB, para benefício dos sócios;
• Aprovação do termo de responsabilidade a ser assinado pelos passageiros das travessias;
• Reforma e adequação das embarcações para melhoria da segurança – coletes / iluminação de sinalização / GPS.
Estacionamento
• Melhoria do controle de acesso e permanência de um só veículo por título associativo, principalmente nos períodos de maior frequência.

Restaurante
• Adequação do quadro de funcionários;
• Contratação de pessoal extra para as festas de fim de ano e temporada de verão;
• Adequação dos estoques de lula e camarão – preventivamente para a época do defeso.

Eventos
• SIVI;
• Sunsets aos finais de semana nas temporadas e feriados;
• Festa de Réveillon;
• Festa de Aniversário do YCI ;
• Rally náutico (adiado em virtude das condições climáticas).

Piscina
• Inauguração da nova piscina;
• Novo mobiliário;
• Adequações de uso e disposição do mobiliário por conta da alta frequência;
• Adequações para instalação de itens de segurança detectados com a utilização – sinalização / corrimãos.

Sombrio
• Aquisição de copos e taças em acrílico;
• Desratização e dedetização;
• Manutenção na parte elétrica.

Licenças
• O clube está com todas as suas licenças em ordem junto à Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Anvisa, nas suas diversas instalações, inclusive restaurante. A área de manutenção, alojamentos e secretaria está tramitando o AVCB.
Segurança e normas do trabalho
• Maior atenção no cumprimento das normas de segurança e rotinas do trabalho, especialmente em função do termo de ajuste de conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho.

Financeiro, em conjunto com a diretoria financeira,
• adição de novos procedimentos e controles contábeis e financeiros.

Jurídico, em conjunto com a diretoria jurídica,
• Mudança do escritório que atua na área trabalhista;
• Negociações com o posto flutuante;

Diretoria – Social e Cultural (Frederico Santiago Loureiro de Oliveira)

Realizações da atual gestão:

• Realização das festas tradicionais do clube (Jantar dos NamoradosFesta Julina Infantil, Dia das Crianças, Réveillon e Aniversário do YCI);
• Criação do novo evento “Sunset lounge”, gratuito, com música e bebidas, realizado em feriados e finais de semana da temporada;
• Pela primeira vez em muitos anos, a festa de Réveillon foi realizada sem prejuízo ao YCI e com bons resultados: o evento saltou de um prejuízo de 128 mil reais no ano anterior para um saldo positivo de 23 mil reais em 2019. Houve crescimento de quase 20% no número de presentes, aumento este composto principalmente por sócios. A pesquisa de satisfação demonstrou uma franca aprovação da festa pelos associados;

Metas para 2019:
Os objetivos principais da Diretoria Social são: i) trazer o associado cada vez mais presente ao clube e ii) fortalecer, através do convívio social, os laços de amizade entre os associados. Com estes objetivos em mente, pretendemos implementar os seguintes eventos em 2019:
• Organizar e incrementar as festas tradicionais do clube;
• Consolidar o “Sunset lounge”, não só como parte do calendário fixo do clube, mas principalmente do dia a dia do associado;
• Realização de 2 ou 3 novos eventos ao longo do ano, tais como jantar harmonizado com vinhos e presença de Sommelier renomado, noites temáticas com música ao vivo, eventos na Subsede do Sombrio em feriados;
• Melhorar ainda mais a festa de Réveillon do YCI , com a correção dos pontos fracos apontados na pesquisa de satisfação, a manutenção da conquista da sua neutralidade financeira e torná-la atraente para um leque ainda maior de associados e familiares;
• Realizar melhorias nas instalações da recreação infantil, com aquisição de novos brinquedos e ferramentas de atividades infantis;
• Incentivar e incrementar a recreação infantil, com mais atividades esportivas, oficinas lúdicas, artes, etc buscando tornar a permanência no clube cada vez mais interessante para as crianças (e, portanto, para seus pais).

Diretoria – Pesca Oceânica e Submarina (Laurent Blaha)

• O torneio de pesca oceânica de 2018 foi realizado com sucesso, apesar do curto tempo para organizar o evento. Tivemos a participação de uma pesquisa do Instituto de Pesca de Santos, capitaneado pelo Professor Alberto Amorim, em que Marlins azuis foram tagueados (marcados) com um aparelho que coleta dados de profundidade, geoposição, temperatura e outras informações da imigração do Marlin. Após aproximadamente dez meses, este aparelho eletrônico se desprende do peixe e boia; quando chega à superfície, envia toda a informação coletada para um satélite (Sistema ARGOS).
Esta pesquisa visa ajudar cientistas de todo o mundo a entender os padrões de migração destes peixes. Este tipo de estudo só é realizado com a participação de pescadores esportistas, pois, nos eventos de pesca, estes peixes são liberados. O comandante Alex Malafaia, da embarcação Camarge, teve a oportunidade de representar o YCI com uma destas marcações. Estamos ansiosos para conhecer os resultados da migração do Marlin pescado por ele quando o Tag se desprender.
• O Torneiro de Pesca do Yacht Club de Ilhabela também faz parte do circuito mundial de pesca oceânica, sendo classificatório para o campeonato mundial, que ocorrerá em abril deste ano na Costa Rica. O torneio também é aguardado, pois, em todas as etapas, após a chegada dos pescadores, o evento oferece a todos os sócios do clube o famoso sushi/sashimi dos peixes (atuns, dourados e cavalas) capturados na tentativa de se pescar os grandes Marlins.
• Como nos anos anteriores, a pesca infantil foi um sucesso. O evento é um momento de confraternização entre pais, filhos, avós e netos, que sempre estão por perto para ajudar as crianças a pescarem e soltarem os peixes.
• Já estamos trabalhando nos preparativos para a temporada de pesca oceânica de 2019, para a felicidade dos pescadores e sócios.

Diretoria – Jurídica (Alex da Costa Pereira)

• Acompanhamento de todos os problemas legais do YCI , citando alguns:

• Processo administrativo SPU – Requerimento de cessão de espaço físico em águas públicas (quebra-mar). Processo nº 04977.014652/2018-82:

Despacho da SPU/SP em 9.1.2019, o qual ratifica que o processo prosseguirá de acordo com os trâmites da portaria 404 (cessão de espaços físicos em águas públicas). Providências administrativas solicitadas em andamento.

• Processo administrativo CETESB – Licença quebra-mar:

Após análise técnica preliminar realizada na CETESB SP (Engenheira Maria da Penha de Oliveira Alencar), concluiu-se pela tramitação do processo na agência de SSB e utilização do CNAE 4291-0/00 para o licenciamento de Marinas.

• Regularização da utilização do espelho D’água Saco do Sombrio:

Processo administrativo em andamento, em fase de cumprimento de exigências da SPU.

• Regularização de utilização de imóvel da Marinha – Saco do Sombrio:

Encaminhamento de assinatura de convênio com a Marinha do Brasil, de modo a regularizar situação fática há muito existente no local. Tema relevante, pois já gerou inclusive instauração de inquérito na polícia federal de SSB para investigação de infrações cometidas pelo então Capitão dos Portos, Marcelo de Souza Sá.

• Contrato de concessão do Posto Flutuante YCI :

Contrato de concessão do Posto flutuante do YCI tem vigência até novembro de 2019. Comodoria e Diretoria estão trabalhando para que a próxima contratação se dê em condições adequadas de preço dos combustíveis aos associados.

• Regularização do flat do YCI perante os bombeiros (AVCB):

O atual AVCB do clube não abrange as edificações do Flat e refeitório do YCI . Processo em andamento.

Link permanente para este artigo: https://www.yci.com.br/comodoria-divulga-balanco-da-gestao/