Depois de uma pausa de mais de dois meses as águas do Canal de São Sebastião foram novamente “tomadas” pelos velejadores participantes da 1ª etapa da XVIII Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica 2018.

33 veleiros participaram das regatas deste sábado nas classes HPE25, C30, IRC, RGS e Bico de Proa.

As primeiras regatas de 2018 foram realizadas em uma tarde um pouco nublada, de clima ameno, temperatura na casa dos 21 graus e ventos de  intensidade média de 12 nós e rajadas que chegaram aos 15 nós.

Estas condições permitiram que a comissão de regatas realizasse três regatas para HPE25 e C30 e  duas para IRC e RGS.

Na ClasseC30 foi a equipe do veleiro Caiçara, Marcos de Oliveira Cesar, que saiu na frente, três vitórias.

Na segunda colocação, a turma do Caballo Loco de Mauro Dotttori, que acumulou 7pontos ao chegar em segundo em duas regatas e em terceiro na outra.

Em terceiro, a equipe +Realizado, de José Luiz Apud, com 10 pontos. A mesma pontuação do quarto colocado, o Barracuda, de Luiz Humberto Diniz.

Quem assumiu a liderança na classe HPE foi a equipe do veleiro Fit to Fly de Eduardo Mangabeira, que saiu na frente ao conquistar duas vitórias e um terceiro lugar nas três regatas do dia.

Na segunda colocação, a turma do Dom, de Pedro Lodovici, que acumulou  8 pontos ao vencer uma regata marcar um terceiro e um quarto lugares nas demais.

Em terceiro, a equipe Conquest, de Marco Hidalgo, com os mesmos 8 pontos, mas, que não conseguiu nenhuma vitória (2 segundo lugares e um quarto).

A melhor colocação do dia na classe RGS foi do Colin, de Sebastian Menendez, que venceu uma regata e ficou em terceiro na outra..

A equipe do Libertas, de Marco Guglielmelli, comum segundo e um terceiro lugares,  conquistou a segunda colocação, seguida do Zeus, de Paulo F. Moura, em terceiro, com uma vitória e um quinto lugar.

Por fim, na IRC,  quem assume a liderança é a equipe do  Lucky V Alforria, de Luiz Villares,  com 4 pontos (dois segundo lugares) nas duas regatas realizadas.

O Rudá, de Mário Martnez, vem em segundo na classe, ao vencer uma regata e ficar em quinto na outra, acumulando 6 pontos no total. Em terceiro, também com seis pontos (dois terceiros lugares) vem o Asbar IV, de Jonas Penteado.

Amanhã, 11 de março, prosseguem as regatas da etapa.

A XVII Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é uma realização do Yacht Club de Ilhabela, tem patrocínio da Suzuki Veículos e apoio da Prefeitura de Ilhabela, Federação de Vela do Estado de São Paulo, Quantum Sails, North Sails, Supmar, O Ancoradouro, Rádio Antena 1, Revista Mariner e Balaio de Ideias Fotografia e Comunicação.