Em parceria com a Associação Ambientalista Terra Viva (ATEVI) o YCI promoveu um evento de educação ambiental com as crianças na manhã deste sábado de Páscoa.
A equipe da ATEVI montou um aquário com filhotes de garoupa e realizou uma atividade lúdica por meio da qual as crianças, divididas em dois grupos foram estimuladas a desenhar peixes com características oceânicas e os de toca.
Analisando as diferenças entre os tipos de peixes, o objetivo foi dar condições de elas mesmos poderem identificar as garoupas ao vê-las na natureza.
Em seguida cada participante pode soltar alguns filhotes nas pedras da prainha do YCI.
Foram soltos, ao todo, 70 filhotes de garoupas na área do clube.
Os pesquisadores da Atevi, foram os primeiros no mundo a conseguir a reprodução da garoupa em ambiente artificial, dentro do projeto Garoupeta, que tem objetivo principal de dar os primeiros passos para a recuperação dos estoques da Garoupa Verdadeira.
Além da análise genética para escolha dos melhores casais e a criação dos alevinos semelhantes à população já encontrada no entorno de Ilhabela o projeto identificou áreas adequadas com oferta de tocas e alimentação para as garoupas que serão soltas.
Faz parte do projeto o monitoramento da evolução da população através de mergulhos durante 2 anos e com base nas análises dos resultados propor políticas públicas para a recuperação da população de garoupas.
O projeto tem patrocínio da Fundação Grupo Boticário e a ação no YCI contou com o apoio das diretorias de pesca e de sustentabilidade e meio ambiente.
Confira algumas imagens da ação: