A expectativa era grande para a realização da Regata Volta a Ilhabela – Sir Peter Blake, a maior da Copa Suzuki, mas, como na vela vontade não basta e a estimativa de para este sábado era de ventos muito fracos a Comissão de Regatas optou por transferir o desafio da volta à ilha para a próxima semana.
A decisão acertada permitiu a realização de regatas de percurso para todas as classes, na região norte de Ilhabela. Com largada nas proximidades da Praia do Sino os competidores tinham de cumprir um percurso até o través da praia de Pracuíba, retornando ao ponto inicial.
A regata de cerca de duas horas de duração até que foi disputada com bons ventos, na casa de 12 a 15 nós.
Quando o vento começou a rarear as equipes já haviam cumprido a regata e partido para o segundo esperado compromisso do dia: a confraternização na canoa de cerveja na varanda do YCI.
A equipe do veleiro Ginga, de Breno Chvaicer, competindo pela primeira vez com o barco recém-conquistado no Rio de Janeiro (a equipe venceu a Copa Gil de Souza Ramos e ganhou um HPE25 novinho) obteve a primeira colocação na classe, com o Conquest, de Marco Hidalgo, em segundo e o Pé de Vento, de Vasco Simões, em terceiro.
Na C30 o Caiçara UV Line, de Marcos de Oliveira Cesar foi o vencedor, seguido do Caballo Loco, de Mauro Dottori, com o +Realizado, de José Luiz Apud em terceiro e com o Kaikias/Maserati, de Eduardo Mangabeira, em quarto.
O Montecristo, de Julio Cechetto foi o vencedor da IRC. Em segundo, na classe, o Orson, de Kalu Silva, seguido do Rudá, de Mario Martinez, em terceiro.
Na RGS foi o Zeus, de Paulo F. M. Moura, quem venceu a regata. Em segundo e terceiro, respectivamente, o BL3, de Ralf Bruder e o Sextante, de Thomas Shaw.
Finalmente, na Bico de Proa, o Skua II, de Gonzalo Cardoner foi o vencedor, com o Kabulete, de Guillermo Buiatti, em segundo e com o Jambock, de Guillermo Buiatti, na terceira colocação.
Amanhã tem regata novamente e a quarta etapa da Copa Suzuki continua na próxima semana, com a previsão de realização da Regata Volta a Ilhabela para o próximo sábado, 1 de dezembro.
Confira aqui os resultados completos da etapa
A XVIII Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é uma realização do Yacht Club de Ilhabela, tem patrocínio da Suzuki Veículos e apoio da Prefeitura de Ilhabela, Federação de Vela do Estado de São Paulo, Quantum Sails, North Sails, Supmar, O Ancoradouro, Rádio Antena 1, Revista Mariner e Balaio de Ideias Fotografia e Comunicação.