A 43ª Semana de Vela de Ilhabela teve início neste domingo (3) com 135 barcos inscritos e com a realização de três regatas de longo percurso, uma tradição do maior evento de vela oceânica da América Latina. O Canal de São Sebastião amanheceu encoberto pela névoa do mar e sem vento. Mas o sol e uma brisa de 6 nós logo apareceram para marcar a estreia da competição em 2016.
Às 10h35, o veleiro Cisne Branco da deu a largada para as provas. Os vencedores da Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil (80 quilômetros) só serão conhecidos nesta segunda-feira. Já nas provas de menor distância, os ganhadores foram Phoenix (André Fonseca) na Ilha de Toque-Toque por Boreste (45 quilômetros) e Ginga (Breno Chvaicer) na Renato Frankenthal (35 quilômetros). Os resultados completos ficarão disponíveis no site oficial do evento:svilhabela.com.br/2016/resultados.
Além, claro, da festa da vela, que coloriu o Canal de São Sebastião com centenas de veleiros, um outro fato chamou a atenção dos competidores e de de nosso associado Julio Cardoso. O aparecimento de três baleias jubartes, duas adultas e uma juvenil, que faziam acobracias fantásticas a cerca de 7 milhas ao leste da Sapata/Alcatrazes. Aqui eu um registro de um belo salto de uma delas na posição: S 24 01.83 W045 33.65, feito por Julio Cardoso: