Assine aqui a petição pela criação do Santuário
Durante o Séc. XX, quase 3 milhões de baleias foram mortas em todo o mundo – 71% delas foram caçadas no hemisfério sul. Para garantir a recuperação das populações das diferentes espécies de baleias que ocorrem na região, tem sido proposto, desde 1998, a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul.
A medida, no entanto, sempre sofreu oposição e foi bloqueada por alguns países que fazem parte da CIB – Comissão Internacional da Baleia, como Japão e Noruega.
Agora, após atualizar a proposta do santuário incluindo um plano de manejo com base nas recomendações do Comitê Científico da CIB, um grupo de países formado por Brasil, Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão submeterá a criação do santuário à votação na próxima reunião da entidade, na Eslovênia, entre 20 e 28 de outubro.
Para mobilizar a sociedade e exercer pressão na CIB, O Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha “Santuário de Baleias do Atlântico Sul: #santuarioeuapoio”, que ganhou a adesão do Greenpeace e de outras organizações.
O Yacht Club de Ilhabela apoia integralmente a iniciativa e está solicitando a sua participação assinando a petição on line que será encaminhada para os 88 países-membros da Comissão Internacional da Baleia para demonstrar a importância desta iniciativa.
Você pode também compartilhar seu apoio nas redes sociais, por meio da hashtag #santuarioeuapoio.
Contamos com sua ajuda!
Saiba mais sobre o assunto no site Santuário das Baleias ou no Facebook da campanha