Com a significativa participação de 27 embarcações inscritas, recomeçou na tarde de hoje a XX Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela, que fora interrompida no mês de março, em função da pendemia da Covid 19.
Aliás, a retomada do evento ocorreu sob rígido protocolo de segurança, na sede do Yacht Club de Ilhabela.
Ná água, se a essência do esporte é o vento, disso os velejadores não podem reclamar. Ao contrário, com um vento sul cujas rajadas chegaram a mais de 25 nós em alguns momentos, houve mesmo a possibilidade de cancelar algumas das regatas, o que acabou não ocorrendo.
Por volta do meio dia e meia, já com ventos sul acima dos 20 nós, as classes C30, HPE25, IRC e RGS iniciaram as regatas.
Para a RGS e IRC, o dia foi de regata longa, com largada no través do Yacht Club de Ilhabela e a marca de barlavento na entrada sul do canal de São Sebastião.
Para a C30 e a HPE25, foram realizadas três regatas barla-sota para cada classe.
Mostrando equilíbrio, curiosamente, na C30, cada um dos três barcos participantes venceu uma das regatas. O Caballo Loco, de Mauro Dottori, ficou com a liderança por ter chegado em segundo nas duas regatas que não venceu, enquanto o Kaikias/Via Italia, de Eduardo Mangabeira vem em segundo e o Loyalty, de Alexandre Leal, termina o dia na terceira colocação geral.
Na HPE Marco Hidalgo e a equipe do Conquest Ecom somaram 6 pontos nas três regatas, garantido ao time a primeira colocação.
Em segundo, o Ginga, de Breno Chvaicer e o Cabro, de Demian Pons, em terceiro.
Na classe RGS A o Zeus, de Paulo F Moura foi o vencedor da única regata do dia, com o Ka Mua, de José L. Ortega, em segundo.
Na RGS C, vitória do Comanda, de Emanuel Nascimento. Em segundo o Brazuca, de Rubens Bueno.
Finalmente, na IRC, vitória do Xamã, do comandante Flavio Farkhou, seguido do Rudá/Blue Seal e com o Inaê 40, de Bayard Umbuzeiro, em terceiro.
A segunda etapa da Copa Suzuki 2020 prossegue com as regatas de amanhã e termina no próximo final de semana, dias 26 e 27 de setembro.