Não foi um dia fácil, principalmente para a Comissão de Regatas, este segundo dia de regatas da 4ª etapa da Copa Suzuki.
O dia já começou com vento “zero” em terra, mas como havia possibilidade de melhora no Canal de São Sebastião, a comissão de regatas, foi para água, dando início aos trabalhos do dia.
Pouco depois do meio dia, ainda em busca de conseguir montar a melhor raia para o vento que rondava constantemente, a comissão começou os procedimentos para a largada da Classe C30, que de fato chegou a ocorrer, mas…
Por incrível que possa parecer poucos segundos após a largada o vento rondou novamente e a regata foi cancelada.
Novos preparativos, raia montada, por volta das 12h40 uma nova largada foi dada, com ventos predominantemente sul, na casa dos 8 nós. Novamente os C30 largaram em primeiro, seguidos dos HPE, IRC, RGS e Clássicos.
A regata nem havia chegado a 30 minutos e o vento novamente rondava e diminuía muito de intensidade.
A esta altura os C30 e HPE já haviam iniciado a perna de barla, mas os demais ainda subiam para a montagem da boia de sotavento.
A Comissão entendeu por bem, então, encurtar a regata, já que a direção dos ventos não parecia que ia se firmar (como de fato não firmou).
Assim, HPE e C30, ainda fizeram mais uma perna de barlavento, e as demais, apenas uma, tendo a regata terminado antecipadamente na boia de sota.
Com a “dança dos ventos” de hoje o final de semana terminou com duas regatas realizadas para todas as classes, nos dois dias.
Na C30, novamente o Caballo Loco, de Mauro Dottori, chegou em primeiro, e, com a vitória de ontem, lidera a etapa. O Maserati Kaikias, de Eduardo Mangabeira, recuperou uma posição hoje. Com a segunda colocação, somada ao terceiro lugar de ontem, vem na vice-liderança da etapa.
Apesar de ter chegado em quarto hoje, José Luiz Apud e a equipe do +Realizado, aproveitaram a segunda colocação na regata de ontem para assumir a terceira colocação da etapa.
Por fim, o Caiçara, da Pablo Lyn, com um quarto lugar ontem e um terceiro hoje, vem na quarta colocação geral.
Na HPE o Ginga, de Breno Chvaicer, ganhou mais uma e lidera a etapa com duas vitórias. Vasco Simões comandando a equipe Pé de Vento, também repetiu a segunda colocação de ontem, na regata de hoje, e vem na vice-liderança da etapa.
Também com dois terceiro lugares, o Conquest Econ, de Marco Hidalgo é o terceiro colocado geral da classe, na etapa.
A IRC teve hoje nova vitória do Rudá, de Mário Martinez. A equipe acumula dois pontos e lidera a classe.
A segunda colocação foi assumida pelo Lucky Alforria, de Luiz Vilares, que se recuperou da sexta colocação de ontem, com um segundo lugar hoje.
Em terceiro, o Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva, que, curiosamente, inverteu as posições com o Lucky (foi segundo ontem e sexto hoje).
O Vendetta, de Michele D’Ippolito, se mantém na liderança dos Clássicos, com duas vitórias.
Dança das colocações também na RGS, entre o líder, Zeus, de Paulo F. Moura, que chegou em segundo ontem e primeiro hoje e o BL3 Urca, de Clauberto Andrade, que ontem havia vencido a regata e hoje foi segundo.
Por fim, na RGS-C, o Sextante, de Thomas Shaw, venceu mais uma e, com duas vitórias nas duas regatas, assume a liderança.
O Brazuca, de José Rubens Bueno, soma um terceiro lugar ontem e um segundo hoje, para assumir a vice-liderança.
Com posições invertivas (ontem segundo e hoje terceiro) o Triton, de Christian Stauch, vem na terceira colocação da classe.
A última etapa da Copa Suzuki 2019 prossegue no próximo final de semana. Estão previstas regatas para sábado (30/11) e domingo (1/12).
No sábado, aliás, uma grande confraternização espera os velejadores no pós-regatas: a tradicional canoa de cerveja, feijoada e show da Banda Tom Cats.
No domingo, nosso último dia de competições, acontece a premiação geral do campeonato 2019.
Contamos com a sua participação!