Tradicional competição do calendário de vela do Litoral Norte, o Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, sediado no Yacht Club de Ilhabela, está em sua 16ª edição, com o patrocínio renovado da Suzuki e novidades na raia.
Desde o ano de 2001 os velejadores de oceano do litoral paulista têm a oportunidade de participar desta que já é a mais regular competição da vela oceânica, um evento que une competitividade e confraternização durante todo o ano.
Carlos Eduardo Souza e Silva,o “Kalu”, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela lembra que o clube tem esta tradição de sediar os eventos de vela desde muito antes “desde a década de 70, quando os primeiros velejadores de oceano começaram a organizar regatas aqui no Canal de São Sebastião, o clube sempre se mostrou receptivo ao esporte, tanto que o YCI é o “berço” da Semana de Vela de Ilhabela”, comenta.
De fato a Semana de Vela de Ilhabela, como lembra Kalu, há mais de quarenta anos acontece no Yacht Club de Ilhabela, mas, é um evento realizado uma única vez ao ano.
Com o Circuito Ilhabela, que acontece em quatro etapas durante todo o ano, os competidores podem vivenciar todas as condições climáticas que as quatro estações trazem para o litoral, característica que só o Circuito mantém atualmente.
“Há toda uma geração de velejadores que cresceu participando do Circuito. Quem hoje está na faixa dos 30 anos de idade, começou ainda adolescente e este é um dos fatores que fazem do evento uma verdadeira festa entre amigos”, explica Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca” responsável técnico pela competição.
Novos velejadores são bem vindos
É para trazer mais gente à este grupo de amigos que a organização do Circuito Ilhabela incluiu nesta edição de 2016 a classe “Bico de Proa”.
“As classes de vela tem o que chamamos de rating, que são cálculos matemáticos aplicados à cada veleiro, determinando, de um modo geral, o quanto um veleiro tem que chegar na frente do outro para equiparar os vários equipamentos diferentes entre si. Isso nem sempre anima os velejadores principiantes a se inscreverem nestas classes. Ao incluirmos o que chamamos de Bico de Proa, queremos trazer para a competição aqueles que querem participar mas não pretendem, de início, se inscrever em uma classe com regras específicas”, explica Cuca.
É que na Bico de Proa, os barcos não precisam ser medidos, ou certificados, como em outras classes, vale mesmo é quem chega na frente. Além disso, para incentivar ainda mais a participação, só poderão se inscrever equipes que não participaram da competição nos últimos três anos.
Festa em terra faz parte do evento
E que graça tem participar da competição se não puder trocar ideias sobre as regatas em terra? Por isso nas competições de vela, não pode faltar a tradicional “canoa de cerveja”. Sim, uma canoa caiçara, cheia de cerveja gelada aguarda os competidores na sede do Yacht Club de Ilhabela ao final de cada regata.
Bom, é isso. Quer participar do evento? Então prepare já a sua equipe, pois sábado já tem regata.
As inscrições poderão ser feitas na sede do Yacht Club de Ilhabela, a partir de sexta, dia 11 de março, às 18h00. Elas tem o valor de R$ 95,00 por tripulante, sendo que cada equipe pode inscrever também um tripulante mirim (com até 15 anos de idade) sem custo.
Mais informações são divulgadas constantemente no site do Yacht Club de Ilhabela (www.yci.com.br) e na fan page do evento (facebook.com/circuitoilhabela)
A Copa Suzuki Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem o patrocínio da Suzuki Veículos, copatrocínio da B&G Instrumentos Náuticos, apoio da NorthSails, Revista Mariner, Revista Ancoradouro, Rádio Antena 1, Balaio de Ideias Fotografia e Comunicação e Prefeitura Municipal de Ilhabela.