Nada menos do que 52 veleiros disputaram as regatas deste sábado da 2ª etapa da Copa Suzuki nesta tarde ensolarada e com bons ventos no Canal de São Sebastião.
O belo dia ensolarado, de um vento frio e constante na faixa de 12 nós permitiu a realização de mais três regatas para as classes HPE e C30, duas para a IRC e RGS e uma para os Clássicos e Bico de Proa e o dia foi de grande alternância nas lideranças das classes, mostrando o equilíbrio entre os competidores.
A C30, todos sabem que é extremamente disputada, e os veleiros rápidos desta classe geralmente proporcionam regatas emocionantes. Não foi diferente hoje. Quando parecia que o Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, levaria as três regatas do dia, o Caballo Loco tirou a liderança da equipe na última regata. Não foi o suficiente para abalar a liderança do Caiçara na etapa. Com 7 pontos acumulados, eles vem em primeiro lugar, seguidos justamente pelo Caballo Loco, com 11. Barracuda, com 13 pontos e o +Realizado, de José Luiz Apud, ocupam a terceira e quarta colocações.
Na HPE, que teve 18 barcos na raia e regatas emocionantes nesta tarde, o Ginga, de Breno Chvaicer, recuperou-se na etapa e passa a ocupar a primeira colocação, com 13 pontos. Fabio Bocciareli, no comando do Atrevido, vem na segunda colocação da classe, com 15 pontos. Com 18 pontos acumulados, o Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, é o terceiro colocado na etapa.
A tarde foi muito especial para a tripulação do Conquest, de Marco Hidalgo, que comemorou muito a primeira vitória da equipe, na terceira regata do dia.
O Asbar II de Sérgio Klepácz, com 9 pontos assumiu a liderança da classe IRC. Na sequência, com 10 e 16 pontos, respectivamente, vêm o Bl3 Urca, de Pedro Rodrigues e o Fantasma, de Reginaldo Costa.
Na RGS, o Mystic, de Carlos Gerevine, se mantém na liderança com apenas 5 pontos acumulados. O segundo colocado, o BL3,, de Clauberto Andrade, vem com 11 pontos, o mesmo número do Colin, de Sebastian Menendez, que vem na terceira colocação da etapa.
O Aventura, de J G Bastiane, um Finisterre 38, de 1955 foi o destaque da tarde dentre os clássicos, ao vencer a regata de hoje com um conjunto de velas originais, ou seja, de 1955!
A vitória do Aventura na tarde de hoje lhe garantiu a terceira colocação geral, com 12 pontos, É o Áries III, um Frers F&C 43, de Alex Calábria, quem vem na liderança da classe, com 8 pontos acumulados. Em segundo, o Vendetta, de Marco N D´Ippolito, um Tartan 44, de 1974, com 12 pontos.
Vale registrar, também, o Pimenta 777, de Flávio Farkouh, único inscrito na Bico de Proa.
Após as regatas, os quase 300 velejadores se reuniram no deck do Yacht Club de Ilhabela para a tradicional confraternização na canoa de cerveja e para uma bela macarronada.
Amanhã. domingo, acontecem as últimas regatas da etapa, a partir do meio dia e, ao final das competições, a premiação no Yacht Club de Ilhabela.