Month: setembro 2020
Diretor do YCI participa do Dia Nacional da Toninha
A Toninha é uma das espécies de golfinho mais ameaçadas do Brasil. Frequentemente encontradas no Litoral Norte de São Paulo, o mamífero sofre com a pesca de espinhel e a poluição de seu ambiente natural, tornando-se uma das espécies mais ameaçadas na costa brasileira.
No "Dia Nacional da Toninha", comemorado em 1 de outubro, acontecerá um amplo debate sobre a situação desta espécie.
Por iniciativa do Instituto Viva Verde Azul - Baleias, Golfinhos e cia, em parceria com várias entidades ambientes, inclusive o "Baleia à Vista" coordenado pelo diretor de meio ambiente do YCI, Julio Cardoso, uma "Live", no Youtube, reunirá especialistas para discutir o panorama do ambiente natural deste golfinho.
A live acontece pelo canal do Toutube do Viva Baleias e Golfinhos (@VIVAVerdeAzul). Terá início Às 8h e os painéis serão apresentados até o meio dia.
Julio Cardoso apresentará os resultados de suas observações feitas na região de Ilhabela, a partir das 10h.
Reparos na cobertura do box da marina entre 5 e 9 de outubro
Caro associado.
Informamos que no período de 5 a 9 de outubro realizaremos reparos na cobertura do box de lavagem das embarcações.
Desta forma as lavagens de embarcações estarão suspensas no período acima.
Atenciosamente,
A Diretoria
Um domingo cheio de emoção encerrou a segunda etapa da Copa Suzuki
Havia uma previsão de vento leste para este último dia de regatas, mas logo cedo, o que se viu em Ilhabela foi um forte vento sul, determinante para que a raia das regatas fossem montadas dentro do Canal de São Sebastião.
As equipes largaram para a primeira regata do dia, uma barla-sota com início nas proximidades da Vila e boia de barlavento próxima ao porto de São Sebastião, já sob um vento forte, acima de 20 nós.
Aí...
Aí as coisas foram se complicando. O vento forte fez com que rapidamente as classes HPE e C 30 completassem a regata.
Enquanto RGS e IRC ainda completavam as suas regatas, a comissão deu início a mais uma para C30 e HPE25, já com o vento sul aumentando, e chegando próximo dos 25 nós.
Acontece que, não demorou muito, a intensidade do vento subiu abruptamente, logo se mantendo na casa dos 30 nós.
Como o vento não só se manteve como ainda aumentou de intensidade, a decisão da comissão foi pelo cancelamento de todas as regatas em curso.
Decisão acertada porque o vento acabou atingindo mais de 40 nós logo depois.
É claro que houve quem reclamasse da decisão, enquanto outras equipes enfrentavam problemas com quebra de equipamentos e velas rasgadas e neste cenário, a segurança fala mais alto.
Na prática, os vencedores.
Com toda esta situação adversa, apenas a C30 e HPE conseguiram completar ao menos uma regata hoje. Apesar de ter chegado em terceiro neste domingo, o Caballo Loco, de Mauro Dottori, foi o campeão da C30, acumulando 10 pontos no campeonato.
E vale destacar o equilíbrio da classe, que teve o Loyalty, de Alexandre Leal, em segundo, com 11 pontos e o Kaikias/Via Italia, de Eduardo Mangabeira, com 12.
Na HPE25, o Ginga, de Breno Chvaicer, vencedor da regata de hoje, venceu também a etapa, ao somar 13 pontos em sete regatas. Em segundo, o Conquest/Econ, de Marco Hidalgo, com 17, mesma pontuação do terceiro colocado, o do Cabron, de Demians Pons.
Com o cancelamento da regata em curso para as classes IRC e RGS, prevaleceram os resultados acumulados até ontem.
Na RGS A o Zeus, de Paulo F. Moura, venceu todas as três regatas da classe e terminou o campeonato com 3 pontos. O segundo colocado foi o KaMua de José L. Ortega, com 7O Kameha Meha, de Átila Bohm, somando 12 pontos, foi o terceiro colocado geral da classe.
Ns RGS C, também com três vitórias em três regatas, o Comanda, de Emmanuel Nascimento, foi o campeão da etapa. O Brazuca, de Rubens Bueno, com dois segundo-lugares e um terceiro, termina a etapa na segunda dolocação, coma sete pontos. Finalmente, o Triton, de Ricardo Zamboni, termina em terceiro na terceira colocação geral, com 14 pontos.
E o Rudá, de Mario Martinez, ao vencer também as três regatas do campeonato na IRC, não poderia deixar de ter sido o campeão da classe.
O Xamã, de Flavio Farkouh, ficou com a segunda colocação geral, somando 11 pontos. Com 18 pontos, o Inaê/Transbrasa, de Bayard Umbuzeiro Neto, chega ao final na terceira colocação geral.
A segunda etapa da XX Copa Suzuki chega ao fim. Diante de uma nova realidade social, cumprindo protocolos de segurança, mas não menos técnica, divertida e emocionante.
A última etapa já tem data marcada. Será em novembro e será uma competição especial:
Junto com a Copa Suzuki haverá os campeonatos brasileiros das classes IRC e RGS (20, 21 e 22) e C30 (19,20, 21 e 22).
No último final de semana de novembro, acontece a tradicional regata Volta à Ilhabela e a premiação anual da XX Copa Suzuki.
A XX Copa Suzuki tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio master da Suzuki Veículos e apoios Prefeitura Municipal de Ilhabela, Control Service, North Sails, Band FM, Programa Muito+, Balaio de Ideias, Revista Ancoradouro, ABVO e FEVESP.
Copa Suzuki prosseguiu nesse sábado com equilíbrio na C30 e HPE e lideranças folgadas na RGS e IRC
Mais duas regatas, para todas as classes, foram realizadas hoje, dando início à fase final da 2ª etapa da Copa Suzuki - Circuito Ilhabela de Vela, em um sábado ensolarado de ventos fracos.
O dia começou com um vento sul não passando muito dos 8 nós, o que motivou a Comissão de Regatas a montar uma raia do tipo barla/sota, bem no meio do Canal de São Sebastião.
Tudo certo com esta primeira regata, que terminou em pouco mais de uma hora, fato que animou as equipes para a segunda regata do dia.
Não muito depois da primeira perna o vento já dava sinais de enfraquecer, o que não demorou a ocorre e trouxe um desafio maior ao velejadores que, no final de semana passado, haviam encarado ventos acima dos 25 nós em alguns momentos.
Como, de fato, o vento foi ficando cada vez mais fraco a Comissão de Regatas optou por encurtar em uma perna a segunda regata do dia.
Equilíbrio na HPE25 e C30
Com cinco regatas realizadas para as classes C30 e HPE25, e com a indrodução do descarte do pior resultado, os favoritos começam a aparecer. Bom, mais ou menos, porque o Caballo Loco, de Mauro Dottori, líder da C30, acumula 8 pontos nas cinco regatas, o Kaikias/Via Italia, de Eduardo Mangabeira e o Loyalty, de Alexandre Leal, somam 10. Apesar da vantagem, dependendo da quantidade de regatas de amanhã e considerando o equilíbrio da classe, tudo pode acontecer!
Na HPE 25 a situação não é muito diferente e o campeão só vai ser mesmo conhecido amanhã.
O Conquest/Ecom, de Marco Hidalgo, assumiu a liderança, ao vencer a última regata de hoje, mas soma os mesmos 10 pontos do Cabron, de Demians Pons. E o Ginga, de Breno Chvaicer, com 12, ainda não pode ser considerado fora da disputa. Ou seja, o "pega" nas regatas deste domingo promete ser bom!
Situação mais tranquila na RGS e IRC
Se nas duas classes anteriores os campeões estão indefinidos, na RGS A as coisas estão bastante favoráveis para o Zeus, de Paulo F. Moura, que venceu todas as três regatas da classe e soma 3 pontos. O segundo colocado, o KaMua de José L. Ortega, tem 7, enquanto o Kameha Meha, de Átila Bohm, que disputou apenas a regata de hoje, soma 12.
Na RGS C, o Comanda, de Emmanuel Nascimento, também lidera folgado.
Com três vitórias em três regatas, soma, claro, 3 pontos, enquanto o Brazuca, de Rubens Bueno, com dois segundo-lugares e um terceiro, vem na segunda colocação, coma sete pontos.
Finalmente, o Triton, de Ricardo Zamboni, estreou na regata de hoje, conseguindo um segundo lugar, o que o deixa na terceira colocação geral, com 14 pontos.
A Classe IRC tem a liderança folgada do Rudá/Blue Seal, que venceu três das quatro regatas até agora disputadas e acumula 5 pontos. O Xamã, de Flavio Farkouh, o segundo colocado, soma 11 pontos. O terceiro, com 18 pontos, é o O Inaê/Transbrasa, de Bayard Umbuzeiro Neto.
E teve cerveja
Como esta etapa da Copa Suzuki está acontecendo sob um rígido protocolo de segurança e distanciamento social, a tradicional canoa de cerveja pós-regata não aconteceu... em terra. Porque na água cada equipe pegou o seu kit de Heineken bem gelada na embarcação da CR para comemorar, com toda responsabilidade, mais um belo dia de regatas.
A segunda etapa da XX Copa Suzuki termina amanhã. A competição tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio master da Suzuki Veículos e apoios Prefeitura Municipal de Ilhabela, Control Service, North Sails, Band FM, Programa Muito+, Balaio de Ideias, Revista Ancoradouro, ABVO e FEVESP.
Vento inconstante deu o tom ao segundo dia de regatas
O segundo dia de regatas da Copa Suzuki foi marcado por ventos inconstantes e muita correnteza no Canal de São Sebastião, o que obrigou a Comissão de Regatas a, depois de muito custo, realizar uma regata de percurso médio para todos as classes.
Com isso as classes HPE e C30 já realizaram quatro regatas até o momento e ambas as classes mostram grande equilíbrio, prometendo uma disputa acirrada até a última regata.
Na C30, por exemplo, apenas dois pontos separam as três equipes competidoras.
O Caballo Loco, de Mauro Dottori, acumula 7 pontos em quatro regatas, enquanto o Loyalty, de Alexandre Leal, com 8, vem em segundo e o Kaikias/Via Italia, em terceiro, com 9 pontos.
Na HPE situação parecida, já que o Ginga, de Breno Chvaicer, com 8 pontos acumulados tem apenas um a menos do que o Conquest/Ecom, de Marco Hidalgo, (9) e com o Cabron, de Demians Pons, o terceiro colocado tem 11 pontos acumulados.
Na IRC, que teve apenas duas regatas até o momento, a liderança está com a equipe do veleiro Rudá, de Mario Martinez, que venceu uma regata e chegou em segundo na outra.
Em segundo geral, apenas um ponto atrás Rudá/Blue Seal, vem o Xamã, de Flavio Farkouh, com uma vitória e uma terceira colocação.
O Inaê/Transbrasa, de Bayard Umbuzeiro Neto, é o terceiro colocado da classe, com um terceiro e um quarto lugares.
Na RGS A, o Zeus de Paulo F Moura, vem em primeiro, somando os pontos de suas duas vitórias em duas regatas. Em segundo, com dois segundo lugares, o KaMua de José L. Ortega.
E, na RGS C, o Comanda, de Emmanuel Nascimento, também com duas vitórias em duas regatas, lidera a classe, com o Brazuca, de Rubens Bueno, na segunda dolocação.
A segunda etapa da XX Copa Suzuki prossegue na próxima semana, com as regatas finais, nos dias 26 e 27 de setembro.
A Copa Suzuki Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoios Prefeitura Municipal de Ilhabela, Control Service, North Sails, Band FM, Programa Muito+, Balaio de Ideias, Revista Ancoradouro, ABVO e FEVESP.
Confira aqui as fotos
Confira aqui os resultados completos da etapa.
Copa Suzuki reinicia em dia de muito vento
Com a significativa participação de 27 embarcações inscritas, recomeçou na tarde de hoje a XX Copa Suzuki - Circuito Ilhabela de Vela, que fora interrompida no mês de março, em função da pendemia da Covid 19.
Aliás, a retomada do evento ocorreu sob rígido protocolo de segurança, na sede do Yacht Club de Ilhabela.
Ná água, se a essência do esporte é o vento, disso os velejadores não podem reclamar. Ao contrário, com um vento sul cujas rajadas chegaram a mais de 25 nós em alguns momentos, houve mesmo a possibilidade de cancelar algumas das regatas, o que acabou não ocorrendo.
Por volta do meio dia e meia, já com ventos sul acima dos 20 nós, as classes C30, HPE25, IRC e RGS iniciaram as regatas.
Para a RGS e IRC, o dia foi de regata longa, com largada no través do Yacht Club de Ilhabela e a marca de barlavento na entrada sul do canal de São Sebastião.
Para a C30 e a HPE25, foram realizadas três regatas barla-sota para cada classe.
Mostrando equilíbrio, curiosamente, na C30, cada um dos três barcos participantes venceu uma das regatas. O Caballo Loco, de Mauro Dottori, ficou com a liderança por ter chegado em segundo nas duas regatas que não venceu, enquanto o Kaikias/Via Italia, de Eduardo Mangabeira vem em segundo e o Loyalty, de Alexandre Leal, termina o dia na terceira colocação geral.
Na HPE Marco Hidalgo e a equipe do Conquest Ecom somaram 6 pontos nas três regatas, garantido ao time a primeira colocação.
Em segundo, o Ginga, de Breno Chvaicer e o Cabro, de Demian Pons, em terceiro.
Na classe RGS A o Zeus, de Paulo F Moura foi o vencedor da única regata do dia, com o Ka Mua, de José L. Ortega, em segundo.
Na RGS C, vitória do Comanda, de Emanuel Nascimento. Em segundo o Brazuca, de Rubens Bueno.
Finalmente, na IRC, vitória do Xamã, do comandante Flavio Farkhou, seguido do Rudá/Blue Seal e com o Inaê 40, de Bayard Umbuzeiro, em terceiro.
A segunda etapa da Copa Suzuki 2020 prossegue com as regatas de amanhã e termina no próximo final de semana, dias 26 e 27 de setembro.
Confira aqui todas as fotos das regatas deste sábado
World Clean Up Day no YCI
Aconteceram na manhã deste sábado, em mais de 150 países pelo mundo, as ações de limpeza do planeta no dia conhecido como World Clean Up Day e o Yacht Club de Ilhabela, em parceria com a Marinha do Brasil, foi protagonista de uma das duas ações realizadas em Ilhabela.
A ação de limpeza da Praia de Santa Tereza e da área da marina do YCI contou com integrantes da Marinha, voluntários e de colaboradores do clube, coordenados por Hugo Manoel Bernardo, técnico em segurança do trabalho e meio ambiente do YCI.
Julio Cardoso, diretor de meio ambiente e sustentabilidade, comenta que "essas ações pontuais, são muito importantes para nos lembrar da responsabilidade que temos em relação ao meio ambiente marinho. Naturalmente o Dia Mundial da Limpeza é um marco da conscientização, já que envolve todo o mundo em prol desta causa, mas, lembremos, são as nossas atitudes cotidianas que fazem a diferença", completa.
A ação no clube contou com a participação do Comodoro, Alex Costa Pereira e sua família, além da orientação aos velejadores participantes da Copa Suzuki, que estiveram, também vigilantes ao lixo no entorno da área das regatas.
Após recolherem os detritos espalhados pela praia, os voluntários e demais participares da ação foram recepcionados com um brunch no Yacht Club.
Vai começar a Copa Suzuki
Amanhã vamos retomar a XX edição da Copa Suzuki! Sejam todos bem vindos.
Para garantir um evento seguro para todos, vamos relembrar os protocolos e atitudes a adotarmos no Yacht Club de Ilhabela:
Test Drive Jimny Sierra acontece neste final de semana.
Nos dias 18, 19 e 20, das 10 às 16 horas, em frente à entrada social do clube
Venha conhecer esse lançamento da Rakki Suzuki seguindo todos os protocolos de higiene e segurança!
World Clean Up Day acontece em 19 de setembro
Por mais um ano o YCI, em parceria com a Marinha do Brasil, participa do World Clean Up Day, junto com pessoas e entidades de mais de 150 países.
A ação no YCI ocorrerá com a limpeza de nosso clube e da área da marina, além da Praia de Santa Tereza, entre 10h e 14h do próximo dia 19 de setembro.
Ação semelhante acontece também na Praia do Curral.
Você pode colaborar aproveitando para fazer aquela limpeza em seu barco e juntando-se a este movimento mundial!