Month: fevereiro 2020
Matinê Infantil
A criançada (e os papais e mamães) vem se superando a cada ano nas fantasias. Esse ano não foi diferente, aliás, foi surpreendente!
Veja as fotos da matinê e concurso de fantasias que aconteceram no dia 24/2.
Carnaval no YCI foi um sucesso! Veja as fotos
No domingo, 22/2, por questões climáticas, o Grito de Carnval no Sombrio não pode ser realizado, mas todos se divertiram no YCI com a Banda Yuna tocando marchinhas, bar de drinks com gin tônica e caipirinhas especiais e muita animação. Veja as fotos aqui.
Baile de Máscaras
Quem participou do Baile de Carnaval do YCI, no último domingo, 23, fez parte de uma data histórica. Afinal, há muitos anos o clube não realizava um tradicional baile de salão.
Mas, mais do que saber se estavam fazendo história, sócios e seus convidados queriam era curtir a noite.
A Banda Soul Brasil, animou a pista do início ao fim da festa, com muitas marchinhas e sambas tradicionais, axé music, frevo e ritmos carnavalescos.
Um balcão permanente de snaks ajudou a dar uma força para os foliões, que tiveram um open bar de drinks, cervejas e espumantes.
Para animar ainda mais a festa, ninguém ficou parado ao som da Bateria Show, grupo performático do qual fazem parte dois colaboradores do clube, o barman Giovani e o segurança Guilherme.
Veja as fotos:
Hoje é o Dia Mundial das Baleias
Em 19 de fevereiro de 1986 a IWC (Comissão Baleeira Internacional) colocou finalmente em vigor a moratória global, que já tinha sido aprovada desde a década de 70, proibindo a caça de baleias em todo o mundo para fins comerciais.
Foi um grande avanço na proteção da espécie e com isso teve inicio a recuperação de várias espécies de baleias, nem todas infelizmente.
No entanto, o Japão e alguns outros países como a Noruega e a Islândia, conseguiram aprovar uma janela onde por todos estes anos seguiriam caçando e matando uma determinada quantidade de baleias para “fins científicos”.
Na época do nazismo isto se fazia com seres humanos...
No ano passado, em setembro, o Brasil sediou a 67ª Reunião da IWC (Comissão Baleeira Internacional) e a maioria dos países membros aprovou uma proposta que reafirma a moratória de proibição da caça comercial de baleias em águas internacionais.
Na reunião também decidiu-se não mais aceitar a caça e a matança das baleias para fins científicos, já que a ciência hoje tem métodos modernos de estudo que não justificam mais ser necessário matar as baleias para estudá-las!
O Japão decidiu então sair da IWC “em protesto” por não mais poder matar baleias pelo mundo e infelizmente as segue matando, mas apenas confinado em suas águas territoriais.
As baleias jubarte sobreviveram a essa matança que quase as extinguiu em nossa região e hoje estão retornando em número cada vez maior a nossa costa de Ilhabela e São Sebastião.
Julio Cardoso
Diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente do YCI.
ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO TRIÊNIO 2020/2023
ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO
TRIÊNIO 2020/2023
O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO YACHT CLUB DE ILHABELA, CARLOS EDUARDO DE MACEDO COSTA, com fundamento nos artigos 38, inciso I e 39 do Estatuto Social (ESYCI), no uso de suas atribuições e obrigações estatutárias, CONVOCA os Senhores Associados da Categoria Veteranos (artigo 37 do ESYCI) e os Senhores Associados da Categoria Proprietário, com mais de 18 (dezoito) anos de idade e o mínimo de 1 (um) ano de associação, todos quites com as obrigações sociais, para a seguinte ordem do dia:
I. ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO YACHT CLUB DE ILHABELA PARA O TRIÊNIO 2020/2023, para os cargos de 24 (vinte e quatro) membros efetivos e 12 (doze) suplentes.
(1) A assembleia deverá ser instalada no dia 24 de março de 2020, terça-feira, às 12:00 horas, em primeira convocação e às 13:00 horas, em segunda convocação, na Sede do Yacht Club de Ilhabela em São Paulo, na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, nº.2729, conjunto 1010, no décimo andar, na SALA CONSELHEIRO FERNANDO JOSÉ BERGO RODRIGUEZ (haverá estacionamento no local);
(2) Uma vez instalada a Assembleia pelo Presidente dos trabalhos assembleares, indicado pelos Associados presentes, nos termos do artigo 41, exatamente às 13h00 (treze horas) a votação terá início, por escrutínio secreto (voto secreto) e pelo meio eletrônico (urna eletrônica), na mencionada sede Paulistana do Clube;
(3) Concomitantemente, tendo em vista o considerável número de sócios que residem em Ilhabela e outros que para o clube se dirigem aos finais de semana, para maior comodidade dos Associados, estará disponível aos sócios uma urna para votação na sede social em Ilhabela, na sala da PRAÇA D´ARMAS, na Avenida Força Expedicionária Brasileira, 299, no mesmo dia e horário de votação na Sede Paulistana (das 13h00 às 21h00 do dia 24 de março de 2020). Em Ilhabela a votação também será secreta por cédulas previamente rubricadas pelo Presidente do Conselho, ficando, desde já, designada à secretaria local a fiscalização da votação, coleta e a conferência das assinaturas dos eleitores na lista de presença, na falta de algum associado, não candidato, que se disponha a fazê-lo;
(4) O voto é pessoal, sendo vedado o exercício por representante com procuração, devendo o associado identificar-se com documento com foto;
(5) Exatamente às 21h00 (vinte uma horas), do dia 24 de março de 2020, a votação será declarada encerrada nas sedes da Capital e de Ilhabela, quando, então, imediatamente se iniciará o processo de apuração, em sala própria, acompanhado de 2 (dois) sócios fiscais e 2 (dois) escrutinadores, não candidatos, e o PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL. Em Ilhabela, a apuração será realizada da mesma forma, concomitantemente e por vídeo conferência telefônica, realizada por escrutinadores e supervisionado pelos sócios fiscais no local e pelo Presidente da Assembleia Geral, em São Paulo, atentando para o disposto no artigo 47 do ESYCI;
(6) Encerrada a apuração serão considerados proclamados eleitos, com posse imediata concedida pelo Presidente da Assembleia, aqueles candidatos que obtiverem o maior número de votos, considerando o atual Comodoro José Luiz Gandini como membro nato do Conselho Deliberativo, ocupando, automaticamente, a 25ª cadeira de membro efetivo do Conselho Deliberativo;
(7) Poderão se candidatar aos cargos de Conselheiros Deliberativos os Senhores Associados da Categoria Veteranos e da Categoria Proprietário, com mais de 21 (vinte e um) anos de idade e com pelo menos 2 (dois) anos de quadro associativo, além de estarem quites com as obrigações sociais;
(8) O prazo estabelecido para as inscrições dos candidatos é de até 15 (quinze) dias da data fixada para a eleição (ou seja, até 9 de março de 2020, inclusive), devendo o interessado requerer o registro de sua candidatura, por escrito e protocolizado junto à Secretaria do Clube, em São Paulo, ou ainda por e-mail (endereçados apenas no seguinte endereço eletrônico: sec_sp@yci.com.br) comprovadamente recebido pela Secretaria do Clube, devendo os Candidatos observar o artigo 53 e parágrafos do Estatuto Social;
(9) Encerrado o prazo de inscrição, em 5 (cinco) dias corridos, a Secretaria se encarregará de providenciar a ampla divulgação dos nomes dos inscritos no site e aplicativos eletrônicos do Clube para conhecimento do corpo Associativo, afixando-se, também, a lista dos candidatos no quadro de avisos existente na sede social;
(10) Finalmente, nos termos do artigo 50 do Estatuto Social, o Conselho Deliberativo é o órgão soberano e decisório do clube que delibera sobre todas as questões mais relevantes do Clube, desde a eleição da Comodoria, passando pelo Conselho Fiscal e de Justiça/Disciplina, votando, ainda, sobre as taxas, investimentos e regulamentos da entidade, razão pela qual, a participação do Associado, inscrevendo-se como candidato ou exercendo o seu voto, é de fundamental importância para a Instituição
São Paulo, 10 de fevereiro de 2020.
CARLOS EDUARDO DE MACEDO COSTA
Presidente do Conselho Deliberativo
Equipes do YCI conquistam Circuito de Vela de Santa Catarina
Uma conquista suada, brigada, por apenas três pontos após seis regatas na raia de Jurerê, sede oceânica do Veleiros da Ilha. Assim foi o título inédito do Caballo Loco, de nosso associado e diretor de Vela, Mauro Dottori, no 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, de 06 a 09 de fevereiro em Florianópolis.
A equipe venceu também a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30, a ser concluído em julho na Semana de Vela de Ilhabela.
Na regata barla-sota decisiva deste domingo, Caballo Loco e Kaikias Maserati, campeão em 2019, brigavam de forma mais direta pelo título da C30. Mesmo punido com a desclassificação após protesto do adversário, Caballo Loco chegou ao título com oito pontos acumulados, contra 11 do Kaikias, também de nosso associado, Eduardo Mangabeira, que precisava vencer, mas chegou em quarto lugar.
O Loyalty, de Porto Alegre, conquistou a última vaga no pódio após duelo acirrado com o Zeus Team, de Florianópolis. A tripulação catarinense do estreante Le Terrible (ex-Barracuda) ficou em quinto lugar, seguida por outros dois barcos do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC): Corta Vento e Katana Portobello.
“O circuito de Florianópolis é muito importante para a C30 porque também soma pontos para o Brasileiro. Não é fácil vencer entre tripulações de elevado nível técnico e muito bem preparadas”, enalteceu o campeão, Mauro Dottori.
Fair play na C30 -
O vice-campeão, Kaikias Maserati, reconheceu a atuação do vencedor.
“Com a entrada da frente fria, a última regata começou com
vento sul, com rajadas acima de 20 nós (40 km/h), e terminou com chuva.
O Caballo Loco, demonstrando uma tática eficiente, nos marcou desde a
largada, tirando nosso espaço na raia e liderou de ponta a ponta. Mesmo
desclassificado devido a uma manobra irregular,
foi o campeão merecidamente. Parabéns à tripulação”, elogiou o
timoneiro do Kaikias, Beto de Jesus.
Dos
nove barcos da flotilha nacional de C30, apenas dois não correram em
Jurerê, o que valorizou o campeonato. “Estamos felizes porque o nível da
competição foi elevado, em uma raia muito técnica,
além da tradicional receptividade dos catarinenses. Agora vamos nos
preparar bem para a Semana de Vela de Ilhabela, ajustar a tripulação a
fim de mantermos o título brasileiro, nosso objetivo neste ano. Pelo que
vimos em Florianópolis, teremos mais uma bela
disputa em Ilhabela”, previu Beto.
Medalha
de bronze na classe, o comandante do Loyalty constatou que a C30 sai do
circuito catarinense fortalecida. “Além de confirmar a competitividade a
Classe C30 está revigorada com as tripulações
muito empolgadas. Nosso barco estava muito rápido, em condições de
brigar entre os primeiros. Cometemos pequenos erros que serão
corrigidos. O mais importante foi ver a classe entusiasmada, unida e
competitiva”, afirmou Alexandre Leal, timoneiro do barco do
Veleiros do Sul (RS).
As
demais classes tiveram os seguintes vencedores: Crioula (IRC), Dourado
(ORC), Dona Bola (RGS), Arretado (HPE), Taichi (Bico de Proa) e Mar Sem
Fim (RGS Cruzeiro. O 31º Circuito Ilha de Santa
Catarina reuniu 34 barcos. Antes da Semana de Vela, em julho, a Classe
C30 começará a correr a 20ª Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela
Oceânica, no fim de março.
Classe C30 no Circuito Santa Catarina
(6 regatas e 1 descarte)
1 - Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+2+1+2+1+(8) = 8 pontos perdidos
2 - Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira): 1+(8)+3+1+2+4 = 11 pp
3 - Loyalty (Alexandre Leal): 3+1+(5)+3+4+3 = 14 pp
4 - Zeus Team (Inácio Vandresen): 4+(8)+2+6+3+1 = 18 pp
5 - Le Terrible (Frederico Didone): (7)+3+7+4+6+2 = 22 pp
6 - Corta Vento (Carlos Augusto de Matos): 6+(8)+6+5+5+5 = 27 pp
7 - Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 5+(8)+4+8+8+8 = 33 pp
Com informações de Ary Pereira Jr
Adiada a expedição para Alcatrazes
A diretoria de meio ambiente e sustentabilidade do YCI informa que adiou, ainda sem data definida, a expedição de avistagem que seria realizada ao Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes no próximo dia 8 de fevereiro.
A medida, adotada em comum acordo com as entidades envolvidas na organização da expedição, se deu por conta da previsão de mau tempo e das condições de acesso ao Litoral Norte.
A nova data será divulgada assim que disponível.