Month: agosto 2016

YCI recebe aprovação para píer em São Sebastião

 

Após longa e árdua caminhada de 22 meses de incessante luta à busca da aprovação do nosso projeto do pier para a subsede de São Sebastião, o Yacht Club de Ilhabela comunica, com enorme satisfação, a sua aprovação pelo órgão competente, ou seja a SPU – Secretaria de Patrimônio da União.

Registramos, outrossim, além do empenho pessoal do nosso Comodoro, a sensibilidade e espírito público dos Srs. Ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira e seu Secretário de Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, que reconheceram a importância e necessidade do empreendimento, determinando, assim, sua prioridade no acolhimento e procedência do pedido.

Estendemos nossos cumprimentos à Superintendente da SPU-SP Cláudia Felicce e ao Prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que, de imediato, forneceu o Alvará de Execução.


Alerta para cuidados na navegação

O Yacht Club de Ilhabela alerta aos sócios que navegam no entorno do canal de São Sebastião para que redobrem os cuidados com objetos flutuantes de grande porte, como galhos, troncos e pedaços de madeira, trazidos pela tempestade e fortes ventos registrados na região neste último domingo, dia 21 de agosto.

Por estarem flutuando na linha d´água estes objetos tem difícil visualização e podem causar sérias avarias ao casco e motores das embarcações


Pizzaiolos mirins invadem o YCI

Aconteceu neste sábado, 16/7, o concurso de pizzaiolos no YCI. A criançada colocou a mão na massa pra valer e provou que saber fazer e mais, sabe inventar, pizzas bem gostosas!

No quesito criatividade, tivemos o Fred e a Martina com a pizza de hambúrguer e batata frita… huuum

No quesito organização, a família Volpe deu um show!

Quesito melhor pizza salgada: Gabi, Gi Callas e Fernanda com a pizza de presunto Parma, pera e tomate.

No quesito pizza doce, que por sinal estavam divinas, foram premiados o 3º lugar com a pizza de Nutella e M&Ms da família Volpe; o 2º lugar com a pizza de Nutella e quatro tipos de chocolate do Fred e Martina e o primeiríssimo lugar ficou com Gi Callas, Gabi e Fernanda e a pizza de Nutella, morango, uva e suspiro.

Nem os adultos resistiram a tantas delícias.

Confiram as fotos:

 


Copa Suzuki: divulgado AR da 3ª etapa

Vamos velejar!

Preparem-se para a a 3ª etapa da Copa Suzuki – XVI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que acontece nos dias 10,11 e 17,18 de setembro, aqui no YCI.

Confira aqui o AVISO DE REGATA DA TERCEIRA ETAPA DA COPA SUZUKI.

Vale lembrar que esta é uma etapa decisiva para quem compete na Copa. É a oportunidade de se colocar bem, ou recuperar posições, para checar na liderança na última etapa do ano.

Não custa lembrar, também, que nesta etapa da Copa Suzuki, será disputada, em paralelo, a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Veleiros de Oceano.

Bom, é isso. Preparem seus barcos e equipes. Nos vemos em setembro.


Reunião do Conselho Deliberativo

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO

YACHT CLUB DE ILHABELA

REUNIÃO ORDINÁRIA

Nos termos do Artigo 62, Inciso I, letra “e” do Estatuto Social, convoco, respeitosamente, os Senhores Membros Efetivos do Conselho Deliberativo do Yacht Club de Ilhabela, para Reunião Ordinária a ser realizada no próximo dia 15 de agosto de 2016, segunda-feira, às 18:30 horas em primeira convocação e às 19:00 horas, em segunda convocação, na Sede do Yacht Club de Ilhabela em São Paulo, Avenida Brigadeiro Luis Antonio nº. 2729, conjunto 1010, na SALA CONSELHEIRO FERNANDO JOSÉ BERGO RODRIGUEZ, para tratar da seguinte Ordem do Dia:

 

  1. Tomar conhecimento das atividades da Diretoria.

Como item prévio da pauta desta reunião, serão apreciadas as atas de reuniões anteriores.

Certo da presença dos Senhores Conselheiros, que seguramente qualificarão a reunião; 

 

São Paulo, 04 de agosto de 2016

MARCO ANTONIO FANUCCHI

Presidente do Conselho Deliberativo


Alcatrazes enfim protegida

Finalmente, após mais de 25 anos de lutas e campanhas por parte dos ambientalistas e da comunidade náutica em geral e da vela em especial, o governo federal aprovou a proposta desenvolvida pelo ICMBio com o apoio da Marinha do Brasil, para a criação de uma ampla Unidade de Conservação Marinha no arquipélago de Alcatrazes.

O Presidente em exercício, Michel Temer, assinou o decreto no dia 2 de agosto e criou o Refúgio de Alcatrazes ,uma Unidade de Conservação Integral da categoria Refugio de Vida Silvestre (Revis).

Sendo uma unidade de proteção integral ela permitirá visitas e mergulho contemplativo. Proíbe a pesca de todo tipo e a exploração de recursos naturais em sua área, que abrange basicamente a Área Delta atualmente indicada nas cartas náuticas.

Velejadores contornam o arquipélago de Alcatrazes - Foto Edu Grigaitis/Balaio

Importância do Arquipélago

Alcatrazes tem grande importância para a preservação da biodiversidade marinha em nossa costa, pois se formou no final da ultima idade do gelo, cerca de 9000 anos atrás, quando o mar se elevou e separou o atual conjunto de Ilhas do continente.

Em todos estes anos muitas espécies de plantas, serpentes e batráquios se desenvolveram de forma diferente das do continente e se tornaram endêmicas no local.

No arquipélago existe o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul, com mais de 8000 delas vivendo e procriando no local, que é também um ponto importante de parada de aves oceânicas migratórias.

Baleias, golfinhos e tartarugas vivem e frequentam as águas ao seu redor, muito ricas em peixes residentes e de passagem.

Regras precisam ser criadas

Os velejadores que participam da Regata Alcatrazes na Semana de Vela de Ilhabela há muitos anos conseguem observar essa maravilha de perto e em breve, quando as visitas e os mergulhos forem regulamentados pelo Plano de Manejo a ser aprovado para o Refugio, toda a comunidade náutica do Brasil poderá ter esse privilégio!

Kelen Leite, do ICMBIO,chefe da Estação Ecológia (ESEC) Tupinambás e que devera acumular a chefia do novo Refúgio, informa que, enquanto o plano manejo não for finalizado e aprovado,o que ainda pode levar certo tempo, nada muda :

"Toda a chamada área Delta de navegação identificada na carta náutica em torno do arquipélago e que hoje se tornou a área do Refúgio tem proibição de pesca e as atividades de visitação e mergulho só vão ser iniciadas apos a definição do Plano de Manejo. Assim é muito importante que todos já respeitem as normas em vigor".

Kelen Leite. Gestora da ESEC Tupinambás. Foto: Aline Bassi.

Gestão Compartilhada

O Decreto de criação do Refúgio define que a gestão da nova unidade será feita pelo ICMbio em colaboração com a Marinha do Brasil e a atual chefia devera acumular tanto a gestão do novo Refugio, como a da Estacão Ecológica Tupinambas, que continuará existindo na sua configuração atual.

Da mesma forma que a atual ESEC, a nova Unidade terá, também, um Conselho Consultivo com a participação de órgãos públicos e da sociedade civil, lembrando que o Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do YCI, Julio Cardoso é membro do atual Conselho da ESEC:.
"Agora teremos um bom trabalho pela frente para a finalização do Plano de Manejo do Refúgio de Alcatrazes, mas o importante é que ele está criado, já tem uma base e estrutura legal em vigor. Toda a comunidade náutica esta sendo convocada para dar apoio e sustentação, para que possamos atingir os objetivos de preservar Alcatrazes para as gerações futuras e ter a oportunidade de, uma vez regulamentado os detalhes do Plano de Manejo, ver de perto em toda sua exuberância, esse verdadeiro patrimônio ambiental do litoral norte paulista “., conclui Julio Cardoso.

Quem quiser saber mais sobre este verdadeiro paraíso ecológico pode consultar aqui o site do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, ICMbio, que publicou recentemente uma matéria bastante completa sobre o tema, o histórico dos movimentos de preservação e estudos da biodiversidade da região


Alcatrazes é transformado em Refúgio de Vida Silvestre

O presidente da república em exercício, Michel Temer, assinou, na noite de ontem, 2 de agosto, decreto que cria o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes.

O decreto tem por objetivo:

I – preservar os ambientes naturais únicos criados pela associação de características geológicas, geomorfológicas e correntes marinhas;

II – a diversidade biológica, incluídas as espécies insulares, endêmicas, ameaçadas de extinção ou migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo;

III – os bens e serviços ambientais prestados pelos ecossistemas marinhos, a fim de conciliar, de forma peculiar, os interesses de conservação da natureza com os de soberania nacional.

O plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes está a cargo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e o plano definirá as normas e restrições relativas à visitação pública; ao ingresso para pesquisa científica; às atividades de mergulho; parada e ao fundeio de embarcações.

Vale ressaltar que o desembarque para visitação pública nas ilhas, ilhotas e lages que integram o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes só será permitido em condições especiais. e dependerá de autorização prévia do Instituto Chico Mendes.

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes será administrado de forma unificada com a Estação Ecológica Tupinambás, da qual nosso diretor de meio ambiente e sustentabilidade, Jululio Cardoso, é membro.

Quem tiver interesse no texto integral do decreto pode acessá-lo aqui.