Year: 2016
Com novos aparelhos, academia é sucesso no verão
Começar bem o ano é desejo de quase todo mundo e, se depender do YCI e da Life Fitness, você tem bons motivos para praticar exercícios na academia do clube.
A fabricante de aparelhos para academia, Life Fitness foi uma das patrocinadoras de nossa temporada de pesca oceânica e a empresa instalou no clube uma série de aparelhos de última geração que estão já em pleno funcionamento.
Mais do que isso, a Life Fitness também dispõe de um profissional no clube para orientar os associados sobre o correto uso dos novos aparelhos.
A responsável pela recreação, a professora de educação física, Elizangela, a Lili, também estará a disposição dos associados para tirar qualquer dúvida e orientar sobre a correta forma de se exercitar.
Que venha 2017!
Após completa reforma lancha Baepi volta a servir os associados
A lancha Baepi, utilizada no traslado entre as sedes e apoio às atividades náuticas do clube passou por uma completa reforma nos últimos meses e agora, modernizada, volta a atender os associados já para a temporada de verão.
Os serviços de reparo e modernização da embarcação foram quase todos feitos por prestadores de serviço de Ilhabela, (fibra e pintura, pelo “Caetano da Fibra”, aço inox e ferragens, pela Bella Boats, para-brisa pela F11 Acrílicos, instalação elétrica pelo Gerson e motores pela Master Mar). Apenas a tapeçaria ficou à cargo da Design do Rodolfo, de Santo André.
Naturalmente toda a reforma da embarcação, coordenada pelo gerente náutico Poty Lopes, foi fundamental para a modernização da Baepi, mas é no motor que os associados perceberão a maior diferença.
O antigo motor à gasolina foi substituído por um novo Yanmar, diesel, de 315 hp, que consome 20 litros de diesel/hora, bem menos do que o antigo.
O clube conta, agora, com um par de embarcações idênticas, para atender a travessia entre sedes, dar apoio à subsede do Saco do Sombrio e às atividades náuticas.
Alcatrazes no Estadão
O Estado de São Paulo publicou em seu site, recentemente, uma excelente e completa matéria sobre o arquipélago de Alcatrazes. O site, multimídia, traz textos, fotos, vídeos e entrevistas com os principais envolvidos na preservação da biodiversidade da ilha.
A matéria, de autoria do jornalista Herton Escobar, aborda aspectos da história, do arquipélago, fala sobre o projeto de criação do parque marinho, a atuação dos ambientalistas, a questão da Marinha, enfim, para todos os que navegam na região e tem interesse na preservação do patrimônio natural do litoral, vale a leitura:
Pesca 2016: com homenagem a Ricardo Gasparian, premiação aconteceu no YCI
Com uma tocante homenagem a um dos pioneiros da pesca oceânica na costa paulista, nosso associado Ricardo Gasparian, aconteceu na tarde deste sábado, 17 de dezembro, no YCI, o churrasco de confraternização e entrega de prêmios do XXVIII Torneio de Pesca Oceânica Marque e Solte do YCI 2016/2017.
A festa foi das equipes participantes, principalmente na Maracangalha, de Gustavo Oliva, que venceu o torneio e ganhou o direito de representar o Brasil no torneio mundial de pesca de oceano que acontecerá na Costa Rica, em 2017.
A homenagem, entretanto, reconheceu o pioneirismo de Ricardo Gasparian, veterano pescador que, com sua lancha Raclete, foi o primeiro a fisgar um peixe de bico em águas paulistas.
Foi em 1976, durante uma saída, a cerca de 25 milhas da costa de Ilhabela que Ricardo contrariou todas as afirmações da época que diziam que os grandes peixes de bico não desciam até a costa paulista.
Desde então, como todos sabem, gerações de pescadores praticam a pesca desportiva na costa do litoral de São Paulo.
Abaixo você pode conferir as fotos da premiação e um vídeo no qual o próprio Ricardo Gasparian conta esta história pioneira.
O Torneio de Pesca Oceânica Marque e Solte do YCI 2016/2017 é organizado pelo Yacht Club de Ilhabela e tem patrocínio da Sedna Yachts, com co-patrocínio da Life Fitnes, Pesca Pinheiros, Adem Tours, De Betti, Poraquê, Espaço Villa Lobos e apoio da Map Media, Instituto de Pesca, Billfish Foundation, IGFA, e D&Z.
Restaurante passa a funcionar ininterruptamente
Para atender os associados na temporada de férias o restaurante do YCI passa a funcionar ininterruptamente a partir do dia 14 de dezembro:
Dezembro | 16 e 17 | das 8h âs 0h |
19 a 22 | das 8h às 22h | |
23 | das 8h às 0h | |
24 | das 8h às 16h | |
25 | das 12h às 0h | |
26 a 29 | das 8h às 22h | |
30 | das 8h às 0h | |
31 | da 8h às 15h | |
Janeiro | 01a 10 | 8h às 0h |
Após dia 10 | de segunda a quinta, das 8h às 22h sextas, sábados e domingos, das 8h às 0h |
Os grandes gladiadores dos mares
A conservação dos peixes-de-bico é primordial para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros marinhos. Mas para protegê-los é preciso saber identificá-los.
Peixes-de-bico vivem hoje os efeitos da pesca industrial, que tem reduzido seus estoques em todos os oceanos. Além disso, são também muito valorizados pelos adeptos da pesca desportiva.
Para monitorar os níveis de ameaça as instituições de pesquisa precisam de dados confiáveis sobre as espécies que os pescadores removem dos mares. A fim de tornar mais precisa a identificação dos animais pescados ao desembarcar, novas ferramentas genéticas, inclusive de custo mais baixo, estão sendo desenvolvidas. por brasileiros e americanos.
Esta é a síntese de um artigo dos pesquisadores Alexandre Wagner Silva Hilsdorf e Alberto Ferreira Amorim. O professor Amorim é consultor do Torneio de Pesca Marque e Solte do YCI e é um dos maiores especialistas brasileiros em peixes-de-bico.
A íntegra do artigo, recém-publicado na revista Scientiific American Brasil pode ser acessado em sua versão PDF aqui.
Pesca 2016: saída em 10 de dezembro deu continuidade ao torneio
Com a realização de mais um saída neste último sábado, 10 de dezembro, prosseguiu o Torneio de Pesca Oceânica Marque e Solte 2016/2017 com uma boa quantidade de peixes marcados e embarcados.
Foram fisgados e marcados nada menos do que oito marlins azuis nas etapas, até o momento, fora outros quatro, que foram liberados sem marcação, em função das condições do momento.
Um único marlim branco foi fisgado e liberado pelas equipes.
A embarcação Maracangalha, de Gustavo Oliva é quem está liderando o torneio neste momento, com 9.000 pontos acumulados. Na segunda colocação, a Blue Mare, de Mário Pitta, com 6.400 pontos. Somando 2.947 pontos, em terceiro lugar, vem a equipe da Buena Onda, de Roger Blaha.
A South Atlantic, de Eduardo Wanick e o professor Amorim colocaram um tag especial eletrônico que irá reportar a movimentação do peixe para estudos de migração e conservação dos marlins azuis
O Torneio de Pesca Oceânica Marque e Solte 2016/2017 continua no próximo dia 17 de dezembro, e a diretoria da pesca do YCI, está pleiteando junto ao Ministério da Pesca a realização de uma nova saída em janeiro de 2017.
Confira aqui os resultados acumulado e veja abaixo algumas fotos desta última saída, tiradas pela jornalista Christina Amorim:
Convocação de Reunião do Conselho Deliberativo
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO YACHT CLUB DE ILHABELA
REUNIÃO ORDINÁRIA
Nos termos do Artigo 62, inciso I, alínea “d”, do Estatuto Social, convoco, respeitosamente, os Senhores Membros Efetivos do Conselho Deliberativo do Yacht Club de Ilhabela para Reunião ORDINÁRIA, que deverá ser realizada no próximo dia 13 de dezembro de 2016, terça-feira, às 17:00 horas, em primeira convocação e às 17:30 horas, em segunda convocação, na Sede do Yacht Club de Ilhabela em São Paulo, Avenida Brigadeiro Luis Antonio nº2729,conjunto1010,na SALA CONSELHEIRO FERNANDO JOSÉ BERGO RODRIGUEZ, para tratar da seguinte Ordem do Dia:
- Tomar conhecimento das atividades da Diretoria e, após parecer do Conselho Fiscal, apreciar o orçamento anual, fixar taxas e o valor do título, conforme atualização patrimonial.
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Ficam ainda convocados os Senhores Membros Efetivos do Conselho Deliberativo da Instituição – nos termos do Artigo 62, inciso II, alínea “a” cumulado com o inciso XVI do Artigo 64 do Estatuto Social -, para Reunião EXTRAORDINÁRIA que deverá ser realizada e instalada no próximo dia 13 de dezembro de 2016, terça-feira, imediatamente após a realização da REUNIÃO ORDINÁRIA, no mesmo local, para tratar da seguinte Ordem do Dia:
- Apreciação e aprovação da ata de reunião anterior;
- Ratificação sobre do regimento interno e náutico, conforme reunião extraordinária do conselho anterior.
- Assuntos de interesse geral.
Certo da presença dos Senhores Conselheiros, que seguramente qualificarão a reunião.
São Paulo, 28 de novembro de 2016
MARCO ANTONIO FANUCCHI
Presidente do Conselho Deliberativo