Day: janeiro 25, 2015

I Rallye de Motos Aquáticas do YCI

Realizado no último sábado, 24 de janeiro, o I Rallye de Motos Aquáticas do YCI contou com a participação de 7 jets e, com o seu caráter inovador, despertou o entusiasmo dos participantes que tiveram um desafio à navegação em um dia de condições ideais de mar.

A prova foi disputada nos mesmos moldes do tradicional Rallye Náutico do YCI. Os competidores receberam, na noite anterior, uma planilha que indicava os pontos geográficos dentro do Canal de São Sebastião pelos quais os deveriam obrigatoriamente passar.

Mas não bastava apenas navegar pelas coordenadas indicadas, era preciso fazer isso em um tempo igualmente determinado pela organização. Ou seja, navegar entre um ponto e outro no tempo exato previsto.

Para uma moto aquática, um desafio e tanto, já que é muito mais difícil para os tripulantes, ou tripulante, pois houve quem fez a prova sozinho, controlar todas as variáveis: rumo, tempo, aceleração velocidade constante…

E vale lembrar que para cada segundo de diferença em relação ao tempo ideal estabelecido pelos organizadores, em cada “PC” (ponto de cronometragem), durante o trajeto, o competidor acumulava um ponto.

Venceu a competição quem acumulou o menor número de pontos.

Em breve, aqui em nosso site, você terá a planilha completa de pontuação dos competidores, bem como as fotos do evento.

O I Rallye de Motos Aquáticas do YCI teve organização do YCI e da Argonauta Escola Náutica, apoio da Marinha do Brasil, que disponibilizou 5 embarcações para garantir a segurança no Canal e patrocínio da Mormaii, que deu apoio aos participantes e os prêmios aos vencedores, entregues na festa de comemoração dos 59 anos do YCI, realizada na noite de sábado.


VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors

A sexta-feira que precedeu a realização do VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors, prenunciava uma competição difícil, já que ondas de até 2 m e muita chuva estavam previstas para a tarde da competição. Tanto que a organização cogitou a hipótese de realizar o Rallye apenas dentro das águas abrigadas do Canal de São Sebastião.

Mas, ao contrário do previsto, o belo dia de sábado, 24 de janeiro, levou para longe as previsões de tempo ruim e, como esperado, a competição aconteceu mesmo entre a sede do YCI e sua subsede do Saco do Sombrio, um local privilegido, em meio à Mata Atlântica no lado voltado ao mar aberto, em Ilhabela.

Já na noite de sexta-feira o Clube realizou um coquetel para confraternização e para passar aos competidores às instruções do Rallye.

Basicamente a competição consiste em em  “um passeio de regularidade”, ou seja, o obejtivo não é forçar nenhuma embarcação ou equipe aos seus limites, mas sim colocar à prova os conhecimentos de navegação de forma confortável.

As regras da competição são relativamente simples. Os competidores precisam navegar entre as sedes do clube, cumprindo uma rota pré-estabelecida, em um tempo igualmente determinado pela organização, aproximadamente 1h10.

Neste trajeto são colocados PCs (pontos de cronometragem) virtuais. Explicando: cada embarcação foi equipada com dois gps fornecidos pela organização, que registravam todo o percurso feito. Como todos tinham a planilha de navegação, sabiam em que momento exato deveriam atingir os pontos traçados na rota.

Os gps marcavam a hora exata que as embarcações passavam pelos pontos de cronometragem e assim a organização teve condições de aferir a precisção dos competidores.

Para cada segundo atrasado ou adiantado, em relação ao tempo ideal, a embarcação somava 1 ponto. Venceria a competição aquele que acumulasse a menor quantidade de pontos.

O Rallye teve cronometragem apenas na rota de ida até a subsede do Saco do Sombrio, para que os participantes pudessem aproveitar o brunch organizado no local e mais uma vez comemorar o sucesso da edição 2015 da competição.

A premiação ocorreu na festa de aniversário do clube, realizada na noite de sábado.

Em breve você poderá acessar aqui os resultados completos do VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors.