Ações no YCI integram o Dia Mundial de Limpeza

O Yacht Club de Ilhabela, em mais um ano, integrou a movimentação que acontece em mais de 150 países, conhecida como Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day), uma iniciativa global para nos lembrar da importância de manter limpa esta enorme “casa” que habitamos.

Logo pela manhã o clube reuniu voluntários, dentre eles as pesquisadoras da Viva Baleias, Golfinhos e Cia, o grupo Escoteiros do Mar e oficiais do Corpo de Bombeiros e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

O gerente do YCI, Paulo Lamblet, deu início às atividades saudando os participantes em nome do Comodoro, José Luiz Gandini, e lembrando o compromisso do YCI com o meio ambiente, citando as ações de responsabilidade ambiental, como a extinção de canudos, copos e garrafas de plástico em suas instalações.

Enquanto os Escoteiros do Mar faziam a limpeza da praia de Santa Tereza, ao lado d o YCI um grupo de mergulhadores explorava as áreas submersas da marina em busca de resíduos.

Foram encontrados desde apetrechos de pesca, até latinhas de alumínio e até mesmo parte de um casco de um optimist na área da marina.

Segundo o diretor de meio ambiente e sustentabilidade do YCI, Julio Cardoso, “mais uma vez o YCI se insere de forma muito positiva em um movimento mundial em defesa de nosso meio ambiente, reforçando a sua posição comprometida com a conscientização para um ambiente marinho sadio, refletido nas atitudes constantes em prol da sustentabilidade”.

Velejadores aderem à ideia

Os velejadores participantes da 3ª etapa da Copa Suzuki abraçaram a ideia da ação ao recolherem os resíduos de suas embarcações e os destinarem para a triagem e pesagem feita pela equipe do YCI.

Abaixo o resultado da ação no YCI:

Fibra: 7.8kg
Alumínio: 3.23kg
Tecido: 1.8kg
P.Metal: 3.kg
Materiais de Pesca: 2.2kg
Vidro: 4:8kg
Papel: 2.7kg
Plástico: 10.8kg
Bitucas: 230 
Total: 36.3 kg

WORLD CLEANUP DAY – ILHABELA 2019 from VIVA Baleias, Golfinhos e cia on Vimeo.

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/acoes-no-yci-integram-o-dia-mundial-de-limpeza/